"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

BLOG DO ZÉ......DIRCEU.

BC: Brasil já cresceu 8,9% este ano
Publicado em 18-Nov-2010

A economia brasileira acumula crescimento de 8,9% este ano e de 8% nos últimos 12 meses, segundo o Indicador do Banco Central (IBC-BR), índice divulgado pelo banco e calculado com base nas estatísticas de vários setores da economia. Só no mês de setembro, e em comparação com agosto, nossa economia cresceu 0,69%, a maior taxa registrada desde março pp. pelo IBC-BR.

Análises dos economistas apontam que este IBC-BR mostra grande proximidade com os números oficiais do IBGE, divulgados trimestralmente sobre a economia brasileira e que o índice tende a ser confirmado, portanto, pela próxima divulgação oficial do PIB, prevista para o dia 9 de dezembro.

O IBC-BR é um dos dados levados em consideração pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) do BC para definir a taxa básica de juros do país, a Selic, hoje em 10,75% ao ano.

O Brasil apresenta uma situação singular em relação ao restante do mundo em crise, começando pelos Estados Unidos e pela Europa, com economias apresentando lento processo de recuperação pós-crise de 2008. A Europa vê-se às voltas, ainda, com os riscos de falência da Irlanda e de Portugal e de uma intervenção do FMI nos dois países.

O IBC-BR atesta, assim, que o Brasil cresce independente da guerra cambial e comercial que atinge a todos no momento, dos ricos e desenvolvidos, aos demais países, com seus efeitos sendo sentidos, também, nos emergentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário