"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

HOSPITAL ESTADUAL DA CRIANÇA (FEIRA DE SANTANA-BAHIA-BR)

Hospital Estadual da Criança

Mais de 6.500 atendimentos



UTI Neonatal

Inaugurado em 26 de agosto deste ano, o Hospital Estadual da Criança de Feira de Santana registrou mais de 6.500 atendimentos até a primeira quinzena de novembro .Uma média de 80 atendimentos por dia.

No primeiro momento, o HEC passou a funcionar com 37 leitos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para suporte avançado de vida; sendo 30 de emergências, 5 para estabilização e 2 reanimação. Atualmente há 87 leitos. Dos 50 novos, 20 são Unidades de Terapias Intensivas (UTIs) e 30 de enfermarias.

De acordo com a diretora do hospital, Edilma Reis, a previsão é que até o final do primeiro ano de atividades passem a funcionar 150 leitos e até o segundo 130, totalizando os 280 construídos no hospital.

Desde o início das atividades há também três centros cirúrgicos para as urgências e emergências em funcionamento. Nessas salas foram realizadas 8 neurocirurgias e 72 cirurgias diversas, a exemplo de apendicectomia, drenagem de tórax, anomalia congênita, priapismo, anus imperfurado e cisto de ovário torcido.

Edilma Reis destaca que entre os casos que mais chamaram a atenção está a doação de órgãos de duas crianças pelas famílias. “Uma das crianças caiu do cavalo, teve morte encefálica e não resistiu. Segundo os pais, a doação foi um pedido dela. No outro caso os pais doaram os dois rins, que foram encaminhados para a rede de doações e um deles beneficiou uma criança de Feira de Santana”, informa.

Orisa Gomes/Blog da Feira

Com alegria e satisfação reproduzo esta matéria da dedicada e competente jornalista Orisa Gomes. A nossa esperança é que o modelo de gestão implantado nesta Unidade de Saúde seja coroado de sucesso.A implantação gradual de serviços foi anunciada e está sendo cumprida. Espero que a expansão da Residência Médica de Pediatria e Neonatologia, também avance. Os serviços de Oncologia Pediátrica e Cirurgia Cardíaca devem ser agilizados pois serão geradores de recursos para a Unidade. Parabéns Orisa, pela excelente e enxuta matéria e que o Hospital Estadual da Criança , um megaprojeto de US$35 milhões seja coroado de sucesso. oldecir marques

Um comentário:

  1. Olá, blogueiro (a),
    Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.
    Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.
    Acesse www.doevida.com.br e saiba mais.
    Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde
    Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude

    ResponderExcluir