"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

LÍDER GREVISTA CONCEDE ENTREVISTA SOBRE PARALISAÇÃO DOS BANCOS FEIRENSES

EDMILSON CERQUEIRA FALA DA GREVE DOS BANCÁRIOS

Edmilson Cerqueira.53 anos, Contabilista, Bancário, ex-presidente do Sindicato dos Bancários de Feira de Santana ,Ex-Juiz Classista dos Trabalhadores na JCJ de Feira de Santana, Diretor de Comunicação do Sindicato dos Bancários e do Partido Comunista do Brasil de Feira de Santana.

Nesta entrevista para o Blog do Genaldo ela fala a greve dos bancários, seus motivos, sobre a proposta que eles apresentam para os bancos, bem como a contraproposta apresentada pelos baqueiros. Ele fala que caso não haja negociação a greve se prolongará por mais tempo. Leia na íntegra a entrevista. 
BG: A população acompanha a mobilização e a paralisação dos bancários, mas nem todos compreendem porque não tem elementos para saber exatamente o que está acontecendo com os trabalhadores/as dos bancos que estão sendo constantemente explorados. De uma forma simples o Senhor poderia explicar o porquê da greve, qual a sua finalidade, o que vocês estão exigindo dos banqueiros?

Edmilson: Primeiro porque depois de esgotadas as negociações agendadas e todas negadas e com a finalidade de valorizarmos a categoria bancária e por dignidade e respeito aos clientes e desrespeito pela proposta de 0,56% depois de lucros astronômicos dos bancos rejeitada pela categoria na sua data base, buscamos o direito constitucional que é a greve

BG: Em números vemos que nos últimos anos apesar de termos no Governo dirigentes mais progressistas, mais preocupados com a classe média, bem como com os mais excluídos, os donos dos bancos tem aumentado assustadoramente seus lucros. O Senhor como representante sindical dessa importante categoria profissional que são os bancários pode nos explicar como se dá esse processo de aumento dos lucros dos bancos? O Senhor tem números que pode demonstrar para a sociedade o quanto esses proprietários lucram?

Edmislson: Nós achamos que apesar de eleger um governo do seio sindical com sua alianças, não foi implementado uma reforma financeira que barre com a exploração dos banqueiros em temos de juros, tarifas, taxas e em especial a não aplicação da taxa CELIC como exemplo de percentuais, os 05 maiores bancos do Brasil(Bradesco,Santander,HSBC,Itaú e banco do Brasil) obtiveram no semestre cerca de 27Bi e crescimento acima de 30%. É um absurdo

BG: Afinal de contas o que é mesmo com o pé no chão que os bancários estão exigindo de direitos e o que os donos de bancos têm apresentado como proposta até agora?

Edmilson: Mais contratações, horário do comércio para atendimento, Segurança, fim dos correspondentes,auxílio educação, isonomia,condições no local do trabalho, saúde, piso do mínimo do DIEESE, inflação mais 5%, tudo negado até agora.

BG: A população está apreensiva porque todos precisam dos bancos abertos e funcionando para que possam movimentar dinheiro, principalmente os pequenos comerciantes. Na opinião do Senhor com o endurecimento das negociações por parte dos nos de bancos a greve vaio demorar quanto tempo?

Edmilson: Pode demorar muito porque os banqueiros são insensíveis e não se preocupam com pequenos clientes, aposentados etc. eles os querem, mais há muito tempo os descriminam e mesmo sem greve estão sendo impedidos de adentrarem as agência sendo desviados para auto-atendimentos, lotéricas e correspondentes.já tivemos greve que levou 45 dias, a população deve se preparar pq com banqueiros é assim, todos os anos quanto mais lucros menos para os bancários e desserviços para o povo.


BG: Como está o nível de organização dos próprios dirigentes que estão coordenando esse processo? Como o Senhor está vendo a participação dos próprios funcionários dos bancos na greve? Em números como está a paralisação mesmo?

BG: Muito boa, temos um comando nacional e local, aqui em feira de Santana obtivemos apoio do PCdoB, FETAG-BA, Sindicatos dos Borracheiros e da CTB. A participação dos funcionários é ótima uma vez que fechamos 100% todos os dias.


BG: Gostaríamos que o Senhor dissesse algumas palavras para a população sobre esse processo para que a população possa compreender a mobilização de vocês?


Edmilson: A população deveria ser mais unida, lutar e exigir melhor atendimento, mais bancários, buscar as leis de proteção e acioná-las a seu favor, esta luta é de todos para o bem comum. Nós fazemos nossa parte, denunciando e os orientado buscar seus direitos, se os movimentos populares começarem a se levantar protestando, indo as ruas com um grande eco, CHEGA DE FARRA, poderemos ter um sistema financeiro que faça o seu verdadeiro papel que é desenvolver o país e seus municípios, através dos louros auferidos dos clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário