Uma doença ainda marcada pela falta de informação, tanto dos profissionais de saúde como da população em geral, fazendo com que o problema seja tratado de forma inadequada, têm chamado a atenção da deputada estadual Graça Pimenta (PR). Trata-se da hanseníase, causada por um micróbio chamado bacilo de Hansen (Mycobacterium leprae), que ataca normalmente a pele, os olhos e os nervos.
A parlamentar alerta a população sobre a doença:
“A hanseníase também é conhecida como lepra, morféia, mal-de-Lázaro, mal-da-pele ou mal-do-sangue. Não é uma doença hereditária e a forma de transmissão é através das vias aéreas: uma pessoa infectada libera bacilo no ar e cria a possibilidade de contágio. Porém, a maioria das pessoas é resistente ao bacilo e, portanto, não adoece. A bactéria compromete principalmente a pele e os nervos, provocando inflamação, manchas na pele e alteração da sensibilidade”, explica Graça Pimenta.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2010, demonstram que 141 países e territórios possuem casos. A prevalência mundial da hanseníase, registrada no início de 2010, foi de 211.903 casos, enquanto o número de casos novos detectados em 2009 foi de 244.796.
TEMA RELEVANTE
FONTE:ASSESSORES DA PARLAMENTAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário