"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

FOME NO MUNDO: É PRECISO ALIMENTAR 9 BILHÕES DE HUMANOS EM 2050

Des humanitaires distribuent de la nourrture à des réfugiés en Somalie en septembre dernier.

Organizações humanitárias distribuem alimentos para refugiados na Somália em Stembro último. Crédits photo : © Feisal Omar / Reuters/REUTERS
SEGUNDO A FAO , UM BILHÃO DE HUMANOS SOFREM ,HOJE,DE DESNUTRIÇÃO.
As cifras são terríveis. Cerca de um bilhão de seres humanos passa fome no mundo.E este número não cessa de aumentar. Por ocasião da Jornada Mundial de Alimentação( Journée mondiale de l'alimentation), que foi celebrada domingo nos cinco continentes, a FAO (Food and Agriculture Organization) relembra que a elevação dos preços dos alimentos rebaixou este ano cerca de 70 milhões de pessoas para o nível da extrema pobreza. Como estaremos em 2050 quando será preciso alimentar 9 bilhões de bôcas? Istoé: 2 bilhões a mais que as existentes hoje? A fome atinge sobretudo a Ásia, que tem cerca de 580 milhões de pessoas desnutridas e a África com as mais elevadas taxas percentuais(30% da população, cerca de 240 milhões de humanos).Estes dois continentes que são os mais populosos neste século,o rendimento médio dos produtos agrícolas é dramaticamente mais baixo:28 quintais/ha(1q equivale a 100kg) na Ásia e 13 na África subsaariana ( África subsaariana) ,contra 50 nos países desenvolvidos(70 na França). A primeira emergência é, portanto, aumentar a produtividade agrícola nessas regiões. De acordo com a FAO , a produção mundial de alimentos deve aumentar em 70% até 2050 para erradicar a fome. Esta meta tem que ser atingida sem degradar o meio ambiente e sem aumentar as terras aráveis ​​com o risco de pôr em perigo a biodiversidade. Quadratura do círculo? Não necessariamente.O desenvolvimento da agricultura sustentável intensiva, usando toda a gama de tecnologias disponíveis, incluindo a biotecnologia, continua sendo meta primordial. "Por enquanto, o principal fator limitante no Sul, principalmente na África, é o acesso a fertilizantes e sementes",diz Gérard Matheron,Presidente do Centro de Pesquisa Agrícola para o Desenvolvimento-CIRAD)". A luta contra as perdas e o desperdício; a organização do comércio para estabilizar os preços e o apoio financeiro para o desenvolvimento de agricultura de subsistência competitiva no Sul ,são outras prioridades.

Se o número de subnutridos aumentou em termos absolutos na última década, principalmente devido ao conflito e e à elevação dos preços dos alimentos, sua participação caiu pela metade desde 35 anos. Sem dúvida uma das razões para esperança.

Le Figaro.fr

Modernos auxiliares tecnológicos como o Tradutor Google permitem acessar conteúdos de publicações do planeta.Eu tive minha bolsa de estudos de francês cortada pelo ex-governador Roberto Santos em 1970, quando estudava na Aliança Francesa e estava me preparando para treinamento em conversação. Não guardo mágoas do ex-governador. Sequer me recordo das razões que o motivaram. O que importa, no mundo hodierno, é que podemos traduzir qualquer língua com este software maravilhoso e a moderna tecnologia dos computadores e da Internet.Espero que possamos evoluir para traduções perfeitas.Assim, tenho acessado e traduzido postagens do excelente Jornal Francês Le Figaro. Qualquer cidadão que saiba manipular um computador é capaz de fazer isto. Não há nada de excepcional.

Autor: Marc Menessier

CLIQUE NO LINK E VEJA O ARTIGO ORIGINAL:

http://www.lefigaro.fr/sciences/2011/10/13/01008-20111013ARTFIG00782-il-faudra-nourrir-9milliards-d-hommes-en-2050.php

OLDECIR MARQUES

Nenhum comentário:

Postar um comentário