Luta pela vida
POSTADO EM 02/04/2011
Grande exemplo de batalha contra o câncer e luta pela vida, a morte do ex-vice-presidente José Alencar nos leva a filosofar: ele ganhou ou perdeu esta luta já travada há tantos anos?
Em minha opinião, ele ganhou a luta! Sim, porque sabemos que um dia nossa vida aqui na Terra chegará ao fim, isto é incontestável. Não sabemos quando chega esta hora, porém, quando ela chega, não há como continuar lutando. Mas exemplos como o de José Alencar mostram como é possível deixar esta vida de forma vitoriosa:
Pelo que foi possível acompanhar pela mídia durante todos esses anos, o nosso ex-vice-presidente recebeu o diagnóstico de câncer e começou assim uma demorada luta com todas as armas possíveis. É comum o questionamento sobre contar ou não para um paciente sobre o diagnóstico de doença grave, o que costuma ser válido, pois, como aconteceu com ele, existem pessoas que a partir daí se fortalecem em busca de cura, de melhora, de mais tempo de vida, ou mesmo de qualidade de vida. Mostrou-se forte guerreiro!
Também se mostrou corajoso ao não esconder da imprensa seu estado de saúde e ao permitir mostrar sua imagem durante períodos delicados do tratamento. Infelizmente, ainda vivemos numa cultura na qual as pessoas têm um grande preconceito com o câncer e com as pessoas que possuem algum tipo de tumor maligno. Assim, toda vez que uma pessoa pública expõe seu diagnóstico de maneira realista e tranquila, auxilia para que a população encare isto de maneira mais positiva, aceitando a doença, enfrentando os tratamentos dolorosos e invasivos, porém mantendo a esperança de dias melhores.
Foi exemplo de que, mesmo doente, é possível viver em família, ter lazer e trabalhar, reconhecendo seus próprios limites e, como mostrava a mídia, respeitando as opiniões médicas de quando era possível “caminhar” e quando era preciso “descansar”. Exemplo a ser seguido: a idade avançada e a doença, em algumas situações, não é motivo para parar e esperar a morte chegar – é possível produzir e ser exemplo mesmo com todas as adversidades.
Conseguiu cumprir seu último mandato, mais um ciclo que se fechou, mais uma missão cumprida da vida deste idoso que lutou e que venceu!
Que o exemplo do nosso ex-vice-presidente José Alencar ajude muitas pessoas a agarrar com unhas e dentes suas próprias vidas, lutando contra a doença de forma realista, ativa, bem-humorada e sem preconceitos. Seguem aqui as homenagens a ele e a todos os outros idosos que, em situações de doenças semelhantes, também se mostram verdadeiros exemplos vivos de luta e esperança!
CUIDAR DE IDOSOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário