"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sexta-feira, 15 de abril de 2011

CIDADÃOS NA ERA DIGITAL

Cidadãos na era digital

Posted: 14 Apr 2011 11:42 PM PDT

No mundo de hoje, conectar-se ao ciberespaço permite “baixar” cidadania de graça

Diego Iraheta, Brasil 247

Ah, Grécia Antiga, berço da democracia! Ah, Europa do século 18 e sua esfera pública efervescente! Aqueles lá, sim, é que eram cidadãos de verdade! Participavam ativamente da política, deliberavam regularmente sobre os rumos da sociedade. Hoje, não é assim. Um marasmo essa juventude no Ocidente! Ninguém quer votar, reivindicar, ir pras ruas… Mas será que os parâmetros não mudaram? O que é ser cidadão na sociedade da informação, conectada e em rede do século 21?

Para entender nosso (possível) papel político, é necessário primeiro desconstruir a História da cidadania perfeita. Os cidadãos gregos, de fato, dedicavam-se integralmente à vida pública. No entanto, eles só ficavam horas debatendo porque… Não trabalhavam! Galera politizada, mas preguiçosa! Era a exploração de escravos que garantia plena cidadania a uma parcela dos gregos.

Na Europa iluminista e iluminada de 1800, os cafés e as ruas eram tomados por burgueses travando embates políticos. Nos jornais da época, criticavam o Estado e cobravam ações das autoridades. Comportamento exemplar de cidadãos! Cidadãos homens, brancos, com renda. E cadê mulheres, negros e pobres nessa esfera pública?
É, esses cidadãos gregos, europeus, são bem capengas, viu?!

Imagina um operário-padrão brasileiro que trabalha 40 horas por semana sempre ouvindo desaforo de chefe. Ou uma doméstica que gasta uma vida no transporte público no trajeto casa-trabalho. Ou um jovem em busca de emprego ou atualização permanentes. Como exigir deles que sejam cidadãos exemplares? A que horas? De madrugada? Onde? No metrô?”
Artigo Completo, ::Aqui::

Nenhum comentário:

Postar um comentário