"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quinta-feira, 21 de abril de 2011

UM OLHAR CUIDADOSO PARA OS ESQUECIDOS

Representantes da Associação de Capoeira e Terapia da Bahia (ACTB), em Feira de Santana, consideram importante o projeto da deputada estadual Graça Pimenta (PR) que prevê a isenção de pedágios nas rodovias estaduais para os automóveis dos portadores de deficiência física. A ACTB é formada por pessoas que possuem necessidades físicas especiais e que praticam esportes adaptados, como o basquete de cadeiras de rodas.

A satisfação pela iniciativa da parlamentar é percebida nas palavras do presidente da ACTB, Gilvan de Jesus Gonçalves, que é cobrador em uma empresa de ônibus urbano. “Estou me sentindo representado pela deputada Graça Pimenta, pois ela está tendo essa iniciativa de olhar pelos esquecidos”, declara o presidente da ACTB.

Gilvan Gonçalves, que utiliza muletas, diz que o pagamento de pedágio pesa no bolso. “Sou motorista habilitado e tenho carro adaptado. Vou a Salvador duas vezes por semana para fazer tratamento médico especializado. O pagamento de pedágio representa um alto custo para mim, pois tenho que manter a família e comprar medicamentos com o pouco dinheiro que recebo”, salienta Gonçalves.

O cadeirante Marcelo Araujo Alves, que também é motorista habilitado e pratica basquete na ACTB, declara o custo que o pedágio representa no orçamento familiar. “Recebo o auxílio doença, que é apenas um salário mínimo, e faço tratamento médico em Salvador. Quando vou a capital já tenho que arcar com a minha alimentação e com o combustível. No fim do mês o que gasto com o pedágio faz falta no meu bolso”, afirma Alves.

Na tentativa de reduzir os custos das viagens a Salvador, Marcelo Alves utiliza estratégias. “Já foram cinco pessoas no mesmo carro para fazer tratamento especializado. Assim, nós reduzimos os custos da viagem”, revelou o esportista.

“Os portadores de deficiência física são dotados de necessidades especiais que devem ser supridas por medidas que promovam uma maior qualidade de vida. Este projeto surgiu do entendimento dos efeitos negativos que gastos com pedágio causam sobre a renda dessas pessoas, que precisam utilizar as estradas estaduais por motivos diversos, como o de saúde”, declara a deputada Graça Pimenta.

FONTE: ASSESSORIA DA PARLAMENTAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário