"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sexta-feira, 8 de abril de 2011

GEILSON SUGERE NOVO HOSPITAL EM FEIRA


Deputado pede que Sesab construa novo hospital em Feira


Em audiência da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa que comemorou o Dia Mundial da Saúde, com a presença do secretário estadual Jorge Solla, o deputado estadual Carlos Geilson (PTN) pediu a construção de um novo hospital em Feira de Santana para dar suporte ao Hospital Clériston Andrade. “O Hospital Clériston Andrade não está dando conta da demanda, já que atende Feira, toda a microrregião e, por se tratar de um hospital geral ainda presta socorro a várias outras cidades do Estado, principalmente quando a rede da capital não tem mais como prestar socorro aos baianos”, apontou o parlamentar.

O secretário Jorge Solla disse que a demanda em Feira será atendida com a implantação de três UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) que serão implantadas pelo governo estadual nos próximos meses. Geilson considerou as novas unidades ainda insuficientes para dar um bom atendimento aos feirenses e insistiu na construção de um novo hospital. O parlamentar fez questão de informar que não integra a Comissão de Saúde da Assembléia, mas não poderia desperdiçar a oportunidade de estar com o secretário Solla e reivindicar melhorias para Feira de Santana.

FONTE:ASSESSORIA DO PARLAMENTAR


Agrada-me acompanhar o desempenho do radialista e deputado estadual Carlos Geilson que me surpreende com um bom desempenho no Parlamento. A tese de construção de um novo hospital de emergências em Feira de Santana, é louvável como intenção, entretanto, a experiência tem mostrado que a edificação de estruturas complexas e gigantes no setor público, geralmente descamba para a ineficiência e a ineficácia gerencial. Os elefantes brancos ornados com jade e pedras preciosas, mostram-se caros, de dificil manutenção, cabides incorrigiveis de empreguismo e politicagem, independente de partido ou ideologia e, enfim, inadministráveis. Milhões de reais são investidos nestas mega estruturas com um retorno para a sociedade pífio e desproporcional ao investimento. A centralização , em grandes hospitais, verdadeiros jardins suspensos, tem provocado custos operacionais insuportáveis e ocorrência habitual de irregularidades. Deste modo, louvando a postura progressista do jovem e ativo deputado, sugiro que êle concentre seus esforços na luta pela criação e implantação de UPA's em quantidade e com qualidade capaz de prover meios de reduzir e descomprimir a demanda no gigantesco e problemático HRCA. Ademais, gostaria de lembrar ao promissor parlamentar que o HRCA tem base estrutural para expansão vertical e pelo menos mais um pavimento poderá ser adicionado ao já existente. Acredito, também, que mudanças na gestão e alocação de recursos poderá melhorar , de forma significativa o desempenho daquela unidade. Não podemos negar que o HRCA presta serviços inestimáveis à região, contudo, pode e deve ter seu desempenho otimizado.Assim, nobre parlamentar, imagino estar o secretário Solla no caminho correto, como definido pelo Governo Dilma e pelo ministro Padilha, de criar uma sólida infraestrutura de atendimento, muito parecida com aquela criada pelo Serra em São Paulo, que permitirá acesso amplo da população à assistência médica básica e de qualidade e que desafogará as unidades terciárias.Quanto custará para o contribuinte uma gigantesca e complexa estrutura como o Hospital da Criança? Se a privatização da saúde se aprofundar, amparada legal e financeiramente pelo Estado, os custos serão estratosféricos e os resultados lamentáveis. Insistimos que os grandes hospitais terciários devem ser destinados a Alta Complexidade( devem ser credenciados e beneficiar-se de financiamentos do governo); devem voltar-se para o Ensino e Formação de Novos Quadros Médicos; devem manter centros de diagnóstico acessíveis às camadas pobres da população; devem manter serviços de Hemoterapia e Hemodiálise, qualificados e competitivos. Enfim, cabe ao Estado Nacional desenvolver uma política formadora de Infra estrutura sólida, com médicos, enfermeiras e demais profissionais, bem pagos, com segurança no trabalho, com vínculo empregatício, e reservar para os grandes complexos hospitalares a máxima resolutividade, a exemplo, da oferta de cirurgias cardíacas.

Ilustre Parlamentar!

Raciocinando assim e convicto que o Governo Federal, representado pela Presidente Dilma, deseja o melhor para o Povo Brasileiro, sugiro a V. Exa. que volte a sua inteligência e capacidade de luta para a implantação de Hemodiálise na rede hospitalar pública; que lute para o incremento de transplantes renais na rede pública; que lute para a implantação de serviços de cardiologia avançados, na rede pública; que lute contra o desmonte dos serviços especializados de cardiologia do HDPA. Some-se a Solla, provoque-o e Feira de Santana e o seu bom e generoso povo saberá ser-lhe grato. Aceite um Cordial Abraço deste modesto anestesista e blogueiro, OLDECIR MARQUES.




Nenhum comentário:

Postar um comentário