"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Justiça brasileira condena MacDonald's a indenizar gerente que engordou 30 Kg

Segundo o TRT, testemunhas apontam que o ex-funcionário era obrigado a degustar produtos com "excesso de sal, açúcar e gorduras"


Foto: Divulgação/IStockPhoto
Loja da rede McDonald's. Franquia de Porto Alegre foi condenada a pagar U$17.500 a ex-funcionário
Loja da rede McDonald's. Franquia de Porto Alegre foi condenada a pagar U$17.500 a ex-funcionário

Uma franquia brasileira do McDonald's foi condenada a pagar indenização de R$ 30 mil a um ex-gerente que engordou mais de 30 kg nos cerca de 13 anos em que trabalhou na empresa.

O autor do processo afirmou que quando começou a trabalhar, em 1996, pesava cerca de 75 Kg. Ano passado, ao deixar a empresa, seu peso atingia os 104 kg.

De acordo com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), provas e testemunhas apontam que ele era obrigado a degustar produtos da lanchonete com "excesso de sal, açúcar e gorduras".

O relator do processo, desembargador João Ghisleni Filho, afirmou que fatores genéticos e sedentarismo possivelmente contribuíram para a obesidade, mas isso não exime a responsabilidade da empresa, que deverá pagar 80% dos custos médicos para o "restabelecimento das condições de saúde do reclamante".

Segundo informações divulgadas no jornal Folha de São Paulo, a defesa afirma que a franquia de Porto Alegre (RS) "sempre disponibilizou assistência médica aos empregados" e que jamais obrigou o funcionário a se alimentar exclusivamente dos produtos que comercializa.

Fonte: ISAÚDE.NE

Princípios bioativos do arroz integral podem evitar doenças diversas

Foi constatado que o arroz do tipo integral tem propriedades que vão muito além da tão valorizada presença de fibras

Foto: Divulgação/Nutrition Health

Arroz integral é composto por bioativos que podem ajudar na prevenção de doenças
Arroz integral é composto por bioativos que podem ajudar na prevenção de doenças

Depois de passar oito anos estudando as propriedades nutricionais de todas as variações do arroz (polido, integral, parboilizado, preto e vermelho), pesquisadores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP chegaram a conclusões que podem parecer surpreendentes aos olhos dos consumidores. Foi constatado que o arroz do tipo integral tem propriedades que vão muito além da tão valorizada presença de fibras: ele é rico em vitaminas, sais minerais e, acima de tudo, possui princípios bioativos que podem diminuir as chances de desenvolvimento de doenças cardíacas, câncer, diabetes e obesidade.

Mas por que, afinal, só o arroz integral possui essas propriedades? A professora Ursula Lanfer Marquez, coordenadora da linha de pesquisa Características nutricionais e propriedades funcionais do arroz, explica que a diferença está justamente no tipo de beneficiamento do grão. Enquanto o arroz integral, quando descascado, mantém o chamado " farelo" (camadas externas ao endosperma, onde estão os nutrientes e compostos bioativos), o arroz polido (ou branco) perde todas essas camadas, restando o endosperma, rico apenas em amido e proteínas.

O arroz parboilizado, por sua vez, pode ser integral ou polido. Porém, neste caso o grão passa por um pré-cozimento antes de ser descascado - portanto, mesmo quando é integral, perde algumas de suas propriedades no processo. "O pré-cozimento é feito pois evita que o arroz se quebre quando descascado, aumenta a vida de prateleira e, quando cozido, fica sempre soltinho. Como o arroz quebrado não tem valor comercial, o gasto com a parboilização é compensado pelos prováveis prejuízos com quebras", explica a professora Ursula.

Bioatividade

Assim, o arroz integral é o único que conserva os chamados compostos bioativos, que são aqueles que têm atividades sobre organismos vivos. No caso do arroz, já foram confirmados pelo menos dois tipos de atividades: antioxidante e hipocolesterolêmica (reduz a taxa de colesterol no sangue).

Um dos compostos responsáveis por essas atividades é o orizanol, substância própria do arroz, que possui as duas propriedades. Além dele, a vitamina E e os compostos fenólicos apresentam atividade antioxidante, capazes de evitar o estresse oxidativo no organismo, relacionado a problemas cardiovasculares, câncer e inflamações, isto é, a doenças crônico-degenerativas não transmissíveis, em geral. Segundo a professora Ursula, outros tipos de arroz, como o preto e o vermelho, apresentam uma atividade antioxidante ainda maior do que a do arroz integral.

Entre tantos grãos

É no mínino curioso que todos esses benefícios proporcionados pelo arroz, um alimento tão popular e acessível no país, sejam tão pouco conhecidos e estudados. Ainda mais numa época em que é crescente a preocupação com a alimentação, fato que a mídia e a própria publicidade tornam evidente.

Para a professora, isso ocorre porque o arroz não é uma novidade para a população. " Ninguém fala disso porque o arroz é consumido pelo homem há cinco milhões de anos. O consumidor não cria expectativas em relação ao produto" , explica Ursula. " Por outro lado, há bastante interesse quando se fala de grãos diferentes, como a quinoa ou o amaranto. Mas o fato é que o arroz pode apresentar muito mais benefícios à saúde do que esses outros grãos" , pondera.

Segundo Ursula, o grupo de pesquisadores do seu laboratório tem como objetivo divulgar cada vez mais esses benefícios, e desmistificar o vínculo existente entre os benefícios dos alimentos e o fato de eles serem ou não fontes de fibra. " Antes, tudo era ligado à fibra, mas nós já constatamos que os benefícios à saúde não dependem só dela. Os benefícios estão relacionados aos princípios bioativos" , diz. A equipe ainda pretende incentivar o consumo de cereais integrais não-trigo, determinar as quantidades de ingestão mínima de arroz integral para que haja efeito sobre o organismo e tentar estabelecer um reconhecimento formal de todas as propriedades benéficas do arroz.

FONTE: USP

Nenhum comentário:

Postar um comentário