Lousas eletrônicas dinamizam aulas
Fotografias, filmes, animações... Tudo isso num quadro, dentro da sala de aula. A Universidade do Estado do Pará (Uepa) apostou nessa nova didática, desenvolvida a partir do uso das lousas eletrônicas. A instituição adquiriu 40 telas interativas e, nesta quarta-feira (25/03/2009), promoveu um curso de capacitação para os professores dos campi de Belém. A instalação das lousas começará nas próximas semanas.
O equipamento permite aos professores que seja projetado numa parede todo tipo de informação gerada pelo computador. Ao invés do giz ou do pincel atômico, os docentes usam um lápis eletrônico para escrever, desenhar, selecionar textos, visualizar imagens, assistir filmes. Além disso, também é possível gravar o conteúdo da lousa após a aula e até enviá-lo aos alunos pela internet.
Para o professor Adalcindo Duarte, do curso de Ciências Naturais, não é difícil manusear as novas lousas. “Só é preciso ter prática, como qualquer equipamento eletrônico”, comenta o professor, que vê a possibilidade de armazenar o conteúdo como a melhor vantagem das lousas. “O desgaste do professor é menor, pois basta salvar o conteúdo de uma aula e abrir aquela tela em outra turma”, diz.
A lousa torna as aulas mais dinâmicas e atrativas, pois dá condições para que o professor use diversos recursos ao mesmo tempo para discutir o conteúdo das disciplinas. “Com essa tecnologia, o aluno cria mais interesse pela aula, pois ele já vive no meio tecnológico. Antes das lousas eletrônicas, a sala de aula era aquele lugar arcaico, sem interatividade”, explica Nuno Berthe, gerente de produção da Oppitz, empresa criadora das lousas.
Parece discurso de retardatário. O tema lousas eletrônicas interessa-me porque é fácil perceber que a tecnologia dos computadores passa a consolidar-se no nosso meio como instrumento de educação. O governo municipal faz investimentos corajosos neste campo. É preciso estimular as autoridades do setor porque já merecíamos dar este salto qualitativo. A lousa eletrônica é um caminho correto e rico de possibilidades. Associada a outros suportes , valorização do professor, reestruturação das escolas e à internet acessível e democratizada, pode implementar mudanças importantes no processo educacional. Ponto para a administração pública. De resto cabe avaliar os custos operacionais e os benefícios a médio e longo prazo. oldecir
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