"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

SÓDIO EM EXCESSO


Sódio em excesso

A OMS (Organização Mundial de Saúde) adverte quanto ao uso excessivo de sódio na alimentação dos brasileiros, que passa do dobro recomendado pelo órgão. Além do sal de cozinha, as mesas brasileiras apresentam sabores fantásticos à base de condimentos cheios de sódio - mineral encontrado em vários alimentos.

Uma pesquisa, realizada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) mostra que o brasileiro consome em média 4,5g de sódio por dia, enquanto a OMS recomenda o consumo diário de 2g. Os médicos responsáveis pelo estudo advertem que embora a maior parte do sódio consumido esteja no sal de cozinha (71,5%), ele também está nos condimentos à base de sal – como tabletes de caldo (15,8%), alimentos processados com adição de sal (15,8%), nos alimentos in natura (6,6%) e em refeições prontas (1,4%).

Segundo o Ministério da Saúde, o número de hipertensos diagnosticados por médicos tem aumento nos últimos anos. Em 2006, por exemplo, 21,6% dos entrevistados nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal eram hipertensos; já em 2008 esse número saltou para 23,1%. E o primeiro alerta dos médicos sobre pressão alta é o consumo excessivo de sódio.

Fonte Blog do Abílio Diniz

Foi uma agradável surpresa descobrir o Blog/Site do Abílio Diniz. Surprendeu-me o seu interesse por Qualidade de Vida. Devo empenhar-me em conhecê-lo. Tarefa p/2010. oldecir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário