"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

ELEIÇÕES NA BAHIA

Lula lança PAC de saneamento e urbanizaçao na Bahia
Paulo Pinto/AE

O presidente Lula (d) e o governador da Bahia, Jaques Wagner, durante a cerimônia de lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nas áreas de saneamento e urbanização no estado da Bahia.

Eleições2010 - 22/12/2009

Jaques Wagner (PT) lidera disputa pelo governo do estado


O atual governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner (PT) lidera as quatro situações de voto para governador, apresentadas aos moradores do estado da Bahia, com vantagem que varia de quinze a vinte e nove pontos percentuais sobre o segundo colocado. É o que revela pesquisa Datafolha realizada entre os dias 14 e 18 de dezembro de 2009, com 1.055 brasileiros de 16 anos ou mais, residentes no Estado da Bahia. A margem de erro para o total da amostra é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro de um intervalo de confiança de 95%.

Jaques Wagner alcança 39% no primeiro cenário testado, com quatro nomes, vencendo o ex-governador Paulo Souto pelo DEM, que obtém 24%, e Geddel Vieira Lima, pelo PMDB, com 11%. Hilton Coelho (PSOL), incluído nesta situação, tem 1%, outros 9% afirmam que votariam em branco ou anulariam, e 16% não souberam dizer em quem votariam.

Em um segundo cenário, com Paulo Souto e sem Geddel Vieira Lima, Jaques Wagner lidera com 41%, contra 25% de Paulo Souto. O atual prefeito João Carneiro, do PMDB, atinge 6%, Hilton Coelho 1%, enquanto Luiz Bassuma, do PV, não alcança um dígito. Declaram-se indecisos perante essa hipótese 16%, e 10% afirmam intenção de votar em branco ou anular.

Com o nome de ACM Neto pelo DEM e incluído novamente o de Geddel Vieira Lima, Jaques Wagner chega a 43% e obtém sua maior vantagem, significativamente acima dos 14% obtidos pelo candidato do DEM e dos 13% alcançados pelo candidato do PMDB. Hilton Coelho fica com 2%, e Luiz Bassuma, com 1%. Votariam em branco, nulo ou nenhum, 12%, e não sabem dizer, 16%.

Jaques Wagner apresenta a menor vantagem em relação a um possível concorrente em cenário com sete nomes. Nesse caso, o atual governador atinge 39% das menções, contra 22% de Paulo Souto, e 10% de Geddel Vieira Lima. César Borges, pelo PR, e Lídice da Mata pelo PSB alcançam, cada um, 2%, enquanto Hilton Coelho repete 1% e Luiz Bassuma não chega a esse percentual. Nesse caso, 9% declaram voto branco ou nulo e 15% revelam-se sem saber como votar.

Vale notar que as menções a Jaques Wagner são geralmente equivalentes quanto se compara os percentuais nas regiões metropolitanas, incluída a capital, e o interior, com exceção do primeiro cenário, em que obtém 42% entre os moradores metropolitanos e 38% dos que moram no interior do Estado. Nos quatro cenários estimulados, o atual governador apresenta melhor desempenho entre os homens do que entre as mulheres (diferenças que variam de 41% entre elas e 46%, entre eles, para 36% e 43%, respectivamente), bem como se destaca entre os que têm entre 16 e 34 anos de idade, com percentuais que vão de 39% até 50%. Quando se observa a faixa de renda, Jaques se sai melhor entre os que ganham renda familiar entre dois e cinco salários mínimos nos quatro cenários (taxas de 45% a 50%).

Entre os que aprovam o atual governador, entre 59% e 65% declaram intenção de reelegê-lo, entre os que se dizem simpatizantes do PT, a variação de votar nele fica entre 64% e 67%, e finalmente, os percentuais variam de 46% a 52% entre os que aprovam a gestão do prefeito João Carneiro, do PMDB.

Já Paulo Souto, seu concorrente mais direto, apresenta taxas de intenção de voto equivalentes entre os moradores da região metropolitana e do interior, assim como entre os homens e mulheres, enquanto tem ligeiro destaque na faixa etária de 25 a 59 anos de idade, e tendência a se destacar entre os moradores do Estado com renda familiar entre cinco e dez salários mínimos.

Na intenção de voto espontânea, sem a apresentação de nomes de candidatos aos entrevistados, a maioria (61%) mostra-se indecisa em quem votar em 2010 para governador da Bahia.

O atual governador Jaques Wagner lidera com 20%, embora quatro pontos percentuais a menos que o observado em pesquisa de agosto de 2009, quando obteve 24%. Seguem distantes do atual governador referências aos nomes de Paulo Souto, com 5% (era de 4% em agosto deste ano), e de Geddel Vieira Lima e ACM Neto, cada um com 2%. César Borges recebe 1% de citações, mesmo percentual dos que mencionam no “PT/ partido do PT”. Intenção de votos brancos, nulos ou nenhum somam 6%.




São Paulo, 21 de dezembro de 20O9.DATAFOLHA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário