"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

HOSPITAL GERAL DO SUBÚRBIO

MAIS UMA GRANDE REALIZAÇÃO DO GOVERNO ESTADUAL NO QUESITO SAÚDE.

Extraído de: Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia - 14 de Outubro de 2009.

O Hospital do Subúrbio (HS) vai ser o primeiro hospital público do Brasil a funcionar por meio de parceria público-privada (PPP). A unidade, com inauguração prevista para junho de 2010, está sendo construída pelo governo da Bahia, mas vai ser aparelhada e operada por um parceiro privado durante dez anos.


A fiscalização ficará a cargo da Secretaria da Saúde (Sesab) e em caso de descumprimento ou não-atendimento das exigências o contrato pode ser rompido. "Não vamos fiscalizar apenas os números. Vamos fiscalizar também todo o processo de qualidade e humanização do atendimento e se em algum momento o trabalho se mostrar fora do que é desejado, temos todas as condições de romper o contrato", explicou o superintendente da Ação Integral à Saúde da Sesab, Alfredo Boa Sorte.

O secretário da Fazenda, Carlos Martins, garantiu que a gestão através de uma PPP, além de trazer vantagens para a população, traz ganhos para os cofres do Estado. "O investimento inicial em equipamentos, a manutenção e a atualização tecnológica permanente ficam transferidos para o parceiro, o que reduz o gasto público", destacou.

Só no primeiro ano de funcionamento está previsto um investimento de R$ 26 milhões na aquisição de equipamentos - todos previamente especificados no edital pela Sesab. A partir do quinto ano deve ser feita a atualização tecnológica, que tem previsão de investimento de R$ 10 milhões.

Consulta pública

A administração de unidades de saúde através de PPP já é utilizada com sucesso em nove hospitais da Espanha. Na Bahia, o HS vai servir como projeto piloto e o modelo pode vir a ser adotado em outras unidades.

Para garantir a participação da população no processo, o edital de licitação para escolha da empresa está passando por uma consulta pública. Por meio do site www.sesab.ba.gov.br/hospitaldosuburbio, qualquer cidadão, organização da sociedade civil ou empresa pode fazer sugestões e críticas ao edital.

"Pela primeira vez na Bahia, antes de uma unidade de saúde entrar em operação, a comunidade tem a oportunidade de saber os detalhes do seu funcionamento e fazer sugestões", disse Solla.

Dobro da capacidade do HGE

O Hospital do Subúrbio já está com 30% da obra concluída e vai ter o dobro da capacidade do Hospital Geral do Estado (HGE). Serão 268 leitos de especialidades clínicas e cirúrgicas para atendimento adulto ou pediátrico - 60 deles são de terapia intensiva. O hospital já entra em operação incorporando o Programa de Internamento Domiciliar, que vai disponibilizar mais 30 leitos.

Com funcionamento igual ao HGE, o HS vai prestar atendimento para pacientes em situação de urgência e emergência traumato-ortopédica, neurocirúrgica e clínica. "Vamos inaugurar o HS no ano que o HGE comemora seu 20º aniversário. O HGE foi o último hospital de emergência construído em Salvador, mas nesse período a população da capital cresceu muito e precisava desse investimento", declarou o secretário.

Em paralelo à construção do HS, o governo da Bahia vem fazendo a ampliação da rede pública estadual. São 1.100 novos leitos, cinco novos grandes hospitais, além da reforma e ampliação de todos os hospitais públicos do Estado.

Autor: AGECOM




Atendimento às urgências e emergências clínicas, cirúrgicas, traumato-ortopédicas e queimados.

Atendimento para crianças e adultos.

Uti adulto ................................... 20 leitos
Uti pediátrica .............................. 10 leitos
Semi-intensiva Adultos ................. 20 leitos
Semi-intensiva Pediátrica .............. 10 leitos
Queimados ................................. 10 leitos
Internação adulto ...................... 114 leitos
Internação pediátrica ................... 64 leitos

Total ....................................... 248 leitos



Renders:




Plantas:




Localização:



Nenhum comentário:

Postar um comentário