Governo entrega Hospital Regional à população de Santo Antônio de Jesus
Após quase 20 anos de espera, será inaugurado nesta segunda-feira (21) o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. O evento, às 9h, contará com a presença do governador Jaques Wagner e do secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, que entregarão à população uma moderna unidade hospitalar, com 136 leitos - 10 de UTI adulto e atendimento de emergência 24h - beneficiando toda a região do recôncavo baiano, com aproximadamente um milhão habitantes.
Foram investidos na construção do espaço físico, desde o início das obras, em 1990, mais de R$ 40 milhões, e cerca de R$ 11 milhões em equipamentos. Segundo o secretário, o hospital é o mais esperado da Bahia e uma das obras hospitalares mais antigas do país.
"Em 2003, quando estava no Ministério da Saúde, visitamos as obras, que não passavam de um esqueleto. O governo atual assumiu o compromisso de finalizar as obras e, hoje, a unidade deixou de ser uma obra inacabada e será entregue à população", disse Solla.
O secretário destacou ainda que, além do papel assistencial, o hospital será também um local de formação profissional e ensino. Por meio da Universidade Federal do Recôncavo, apoiará as atividades de ensino da região, de acordo com o que preconiza a Política de Educação Permanente para o SUS.
O hospital funcionará assumindo o perfil de hospital geral de grande porte, para atendimento de média e alta complexidade, apto a abrigar atividades de ensino e pesquisa, ambulatório de especialidades, serviço de diagnose e terapia de alta complexidade e internação em cirurgia geral, pediatria, clínica médica, ortopedia, cardiologia, gastroenterologia, nefrologia, psiquiatria, UTI geral e UTI pediátrica.
A unidade funcionará com capacidade operacional para 136 leitos distribuídos nas enfermarias de pediatria (33 leitos), clínica cirúrgica (51leitos), clínica médica (36 leitos), psiquiatria (6 leitos) e UTI geral adulto (10 leitos). Dispõe de centro cirúrgico, centro de recuperação pós-anestésica (CRPA), Central de Material Esterilizado (CME), serviços de farmácia, lavanderia, almoxarifado, nutrição, manutenção geral e arquivo de prontuários de paciente e estatística.
Disponibilizará atendimentos de urgência 24 horas, ininterruptamente, atendendo especialidades médicas - cirurgia geral, clínica médica, traumato-ortopedia e pediatria. Além do atendimento de urgência e a realização de cirurgias, oferecerá consultas ambulatoriais em anestesiologia, angiologia clínica e cirúrgica, cardiologia, cirurgia Geral incluindo cirurgia ambulatorial (a ser realizada no centro cirúrgico), gastroenterologia clínica - consultas e procedimentos de diagnose, pediatria, pneumologia, ortopedia, geriatria, neurologia, urologia e cirurgia buco maxilar.
Os pacientes terão acesso também ao apoio diagnóstico e terapêutico, com realização de eletrocardiograma, endoscopia digestiva alta e baixa, espirometria, fisioterapia, radiologia convencional e contrastada, tomografia computadorizada, ultrassonografia com doppler. O hospital contará ainda com o serviço de Internação Domiciliar.
Instalado no município, situado às margens de duas rodovias importantes no sistema rodoviário estadual, a BR-101 e a BA-026, o hospital, segundo o secretário, vai desempenhar importante papel como centro comercial e de serviços de sua microrregião.
AGECOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário