Segunda-feira (10) comemorou-se o Dia Mundial da Saúde Mental. A deputada estadual Graça Pimenta (PR),partido que se mantém ao lado do atual Prefeito, apesar de ter quadros importantes que simpatizam com o ex-prefeito José Ronaldo, destaca a importância da data comemorativa, que foi ressaltada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a fim de cobrar mais investimentos em serviços de prevenção e no tratamento de doenças mentais, neurológicas e de distúrbios associados ao uso de drogas e outras substâncias.
“De acordo com a OMS, cerca de 450 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de uma perturbação mental ou de comportamento. A doença é mais comum do que imaginamos. Por isso, precisamos investir em recursos financeiros e profissionais capacitados para melhorar este quadro, a fim de obter formas mais eficazes e humanitárias de serviços”, declara a parlamentar.
A Política Nacional de Saúde Mental baseia-se na Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001, e busca consolidar um modelo de atenção à saúde mental aberto e de base comunitária, ou seja, visa garantir a livre circulação das pessoas com transtornos mentais e comportamentais pelos serviços, comunidade e cidade, e oferecer cuidados com base nos recursos que a comunidade oferece.
Esta política conta com uma rede de serviços e equipamentos variados, a exemplo dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS I, II, III, AD, i), os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), os Centros de Convivência e Cultura e os leitos de atenção integral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário