"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quarta-feira, 13 de abril de 2011

ROQUE PEREIRA ABORDA POLÍTICA DE SAÚDE PARA IDOSOS

Vereador afirma que governos não priorizam atendimento a idosos em hospitais públicos

O vereador Roque Pereira (PT do B), na sessão da Casa Legislativa, desta terça-feira (12), chamou a atenção das autoridades competentes para a questão da qualidade do atendimento do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), sobretudo no que diz respeito à assistência a população idosa.

De acordo com o legislador, a demanda do Clériston está maior do que a sua estrutura suporta. Ele sugeriu que idosos sejam atendidos no Hospital Estadual da Criança (HEC), argumentando que estes são os que mais permanecem em leitos hospitalares. “Se observamos as estatísticas, constataremos que a média de permanência em leitos é de 3 a 5 dias, para crianças, enquanto que o idoso no mínimo leva de 15 a 30 dia internados. O HEC tem estrutura suficiente para atender os idosos da cidade e região”.

Na opinião de Roque Pereira, parece que os governos brasileiros, das três esferas: federal, estadual e municipal não gostam de idosos. Ele disse que os planos de saúde seguem a mesma linha de rejeição a população idosa, uma vez que priorizam as pessoas mais jovens. O edil citou como exemplo, o Planserv. Segundo o vereador, podem ser dependentes do titular deste plano de saúde, o cônjuge, filhos e, até mesmo, netos, mas os pais, que geralmente tem idades avançadas, são excluídos nesse processo. “Isto é uma discriminação para com os idosos”, desabafou.

ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário