"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

CONHEÇA O GRAer DA PM- BAHIA.


Bahia – O GRAer atua em ocorrências que envolvem afogamentos, acidentes de trânsito, remoção aeromédica, transportes de órgãos, apoio em incêndios florestais, apoio em eventos, como o glamuroso carnaval da Bahia, além de oferecer importante apoio a ocorrências policiais de alta complexidade, como assaltos, fugas de presídio, policiamento preventivo, dentre outros. Assista ao vídeo publicado no YouTube e conheça mais sobre essa Unidade de Aviação de Segurança Pública:


Fonte: Repórter Guilherme Santos, Balanço Geral, TV Record, vídeo publicado no YouTube.

Publicado por Eduardo Beni em fevereiro 08, 2010
BA, Notícias, Polícia Militar

Repiquei esta postagem para conhecer melhor o Grupo de Resgate Aéreo da Polícia Militar da Bahia, a sua estrutura e funções. Para mim foi uma grata surpresa.Chamou-me a atenção para a importância deste grupamento de resgate e segurança pública a reportagem envolvendo o deputado petista José Neto e um resgate aeromédico realizado pelo GRAer na Ilha de Itaparica envolvendo sua genitora,76 anos,diabética e egressa de uma longa permanência em UTI de nosocômio privado.As informações que colhi na Internet levaram-me à convicção de tratar-se de estrutura de natureza pública voltada para atendimento à população em geral, em situações especiais definidas por um corpo de triagem do grupamento. Homens e mulheres treinados em resgate, emergências médicas, salvamento, socorro e remoção de acidentados, tudo no melhor estilo país desenvolvido e estado responsável e solidário. Não consegui ver privilégio nas ações do Grupamento de Resgate.Vejamos a ação do GRAer em incêndio recente na Baixa dos Sapateiros:

Não é difícil perceber o grau de importância e o progresso que representa a formação destes grupos de salvamento e resgate aero-médico. O que pude perceber é que qualquer ser humano,em risco iminente de morte e impossibilitado de ser transportado por meios convencionais ainda que, em tese,mãe de um deputado ou de um Zé Ninguém , se estiver sob o raio de ação do GRAer/PM/BA, poderá solicitar socorro e será atendido desde que preenchidos alguns pré-requisitos a critério da triagem do Grupamento.Estão a preparar-se para o Carnaval da Bahia. As histórias pregressas já registradas falam a favor de uma ampliação da segurança e da tranquilidade dos cidadãos soteropolitanos.

Chico Buarque , poeta e cantor, diz-nos que "a dor da gente não sai nos jornais". Episódios desta natureza, com final feliz , encerram grandes lições de vida.De repente estamos colocados diante de uma verdadeira Escolha de Sofia. Somos resultante das nossas escolhas.Nada mais próximo do ponto de vista do amor, da genética, do afeto e do carinho, que molda a nossa personalidade,do que a figura materna.Eu salvaria a minha mãe ! Nada mais normal e louvável. Processaria o plano de saúde privado, se houver plano privado envolvido na questão e passaria a lutar como deputado altamente prestigiado pelo governador reeleito, para transformar o Aeroporto de Feira de Santana em base operacional do futuro Grupo de Resgate Aéreo de Feira de Santana -Ba.Custará bem menos para os cofres públicos do que o aumento estratosférico recentemente concedido aos deputados;Servirá de apoio estratégico para as ações do Corpo de Bombeiros e do SAMU;Será extremamente útil para os cidadãos , em geral,que necessitarem de remoções emergenciais para centros médicos mais complexos e dará apoio logístico às operações terrestres da PM/Feira/Ba. Se o GRAer existisse há trinta anos atrás, o nosso colega médico Dr. Sócrates Guanaes morreria vítima de um Infarto Agudo do Miocárdio voltando de Itaparica em um vagaroso ferry? É provável que não.Seria estabilizado na Cardiologia do Aliança, do Português, do San Rafael, do Espanhol, como hoje é possível fazê-lo com qualquer ser humano a afogar-se, acidentado nas estradas do seu raio de ação, infartados, idosos em grandes dificuldades.Disque 190 ou 193. Portanto, fica aqui a sugestão para o Deputado José Neto:dê mais uma demonstração de amor a Feira de Santana e apresente projeto de lei criando o Grupo de Apoio Aéreo e Resgate da Polícia Militar de Feira de Santana. De quebra, crie a segunda base operacional do SAMU em Feira. Feira,mãe natural ou adotiva de todos nós, sabe que você pode ajudá-la bem mais. Transmito-lhe a minha confiança e as minhas esperanças! OLDECIR MARQUES-MÉDICO .

Nenhum comentário:

Postar um comentário