"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

FOTOGRAFIA DE UMA MOLÉCULA



Você lembra das suas aulas de química no colégio, com aqueles desenhos mostrando moléculas e maquetes de plástico tentando nos dar uma ideia de como era a aparência delas? Pois uma equipe de cientistas da empresa IBM em Zurique, na Suíça, conseguiu fazer imagens de uma molécula de verdade.

A imagem acima é a primeira foto já feita de uma molécula e suas ligações atômicas. Ela é em preto e branco, granulada, um pouco fora de foco, mas ainda assim é uma imagem histórica: os cientistas da IBM passaram vinte horas observando as moléculas de 1,4 nanômetros de comprimento formadas por 22 átomos de carbono e 14 átomos de hidrogênio para fazer a foto, que permite a observação das ligações dos átomos em um formato simétrico.

Um microscópio de força atômica permitiu que os cientistas observassem o universo minúsculo das moléculas para fazer as imagens. Utilizando uma agulha de silício coberta com dióxido de carbono, lasers e temperaturas baixíssimas, chegando a 260 graus negativos, os cientistas olharam as moléculas durante vinte horas sem poder mover o objeto de observação. De acordo com Leo Goss, cientista da IBM, qualquer movimento poderia destruir as delicadas ligações atômicas e acabar com a imagem que estava sendo feita.

ligações atômicas ibm Modelo da molécula que foi fotografada pela IBM

“Esta realização e as descobertas feitas com os experimentos estendem a possibilidade dos cientistas para estudar matéria com resolução atômica”, afirma um representante da IBM. “Além disso, abre novas possibilidades para a exploração de aparelhos eletrônicos em níveis atômicos e moleculares, muito menores, mais rápidos e que gastem menos energia que os processadores atuais”, diz.

Vale a pena reproduzir tão importante notícia. A significação para a química é inestimável. Trata-se de um avanço tecnológico que,somado a tantos outros, patrocinará avanços significativos para humanidade

Devo estas informações à HYPESCIENCE neste 31/08/2009. Oldecir Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário