"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A GANÂNCIA DOS POLÍTICOS


Posted: 02 Jan 2011 06:21 AM PST

Diante da manifestação, de estudantes, que subiram a rampa do Palácio do Planalto, para manifestar contra o aumento dos parlamentares e ministros, na ordem de 61,8% e 133,9% para o Presidente da República, refletimos sobre os aposentados da previdência social, que deverá não chegará a dez por cento ficou em 9,68%. Aposentados e pensionistas deveriam, igualmente, fazer um grande protesto, já que construíram este país, enquanto a maioria classe política nada faz.

Tudo feito a toque de caixa, no último dia em que votaram alguma coisa na Câmara, os parlamentares do nosso Congresso aprovaram o decreto que concede a eles próprios um aumento salarial a partir de 1º de Fevereiro do próximo ano, deputados federais e senadores passam a receber R$ 26.723,13. O placar da votação foi de 279 votos a favor contra 35 contrários e três abstenções.

Sem falar nas verbas de gabinete e indenizatórias e também nos Ministros de Estado, que receberão este mesmo salário, igualando o valor recebido por um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que serve de teto para o funcionalismo público.

Junto aos Senadores, a deliberação teve a mesma rapidez, uma vez que contam com a sanção do presidente da República. Assistimos passivamente mais um descalabro do poder politico que legisla em causa própria. Da insensatez dos homens públicos, se consolida o Brasil como um país de desigualdades.Uma atitude de desdém com o povo brasileiro, decretada pelos congressistas que colocamos em Brasília.

Em verdade é veradeiro golpe a mais, dilapidando o erário público em tempos de ajuste dos gastos se auto concedendo um belo presente de Natal em detrimento da situação financeira da grande maioria dos brasileiros.

O aumento dos trabalhadores em geral e dos aposentados, será apenas a reposição da inflação, ou quando muito um insignificante aumento real de salário, pois os dignos representantes do povo não tiveram a mesma determinação quando da votação ao reajuste do salário mínimo.

Na Europa, de forma especial na Alemanha, por exemplo, um parlamentar ganha por ano 84.108 euros, contra 176.366 euros do que recebe um parlamentar brasileiro. Isto é, embolsa em torno de 400 mil reais por ano contando com o 15º salário, sem as várias regalias do cargo.

Temos que acordar, todos nós, de todas as categorias profissionais em os aposentados em geral, diante da falta de seriedade do nosso parlamento para com as grandes questões nacionais, para se somar vozes de revolta que precisam e devem chegar aos ouvidos do Congresso brasileiro.

As grandes mudanças, só acontecem, diante de protestos e renovação da classe política, para diminuirmos este abismo existente entre a maioria dos politicos e a sociedade, precisando abraçar, sem qualquer timidez, em definitivo, a luta contra o autoritarismo evidente, na manipulação do dinheiro público.

Carlos Fernando Priess – Advogado/economista – carlos@priess.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário