"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

MOCHILAS:PESO QUE PREOCUPA

Na hora de escolher os modelos para os filhos, pais podem aliar design a conforto, praticidade e saúde da coluna.

As férias estão a todo vapor, mas já é hora dos pais comprarem o material escolar da garotada, que logo após o final de janeiro, dá início a mais um ano letivo. As mochilas são itens essenciais da lista e também um dos que requerem mais cuidados na hora da escolha. O especialista do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), Luiz Eduardo Carelli, avisa que diante de tantas opções no mercado, o importante é pensar na saúde da coluna e dos ombros do seu filho e, além disso, instruí-lo como usar a mochila, seja com alças ou rodinhas.

Dados estatísticos demonstram que na Europa, três a cada quatro crianças em idade escolar possuem problemas de coluna, enquanto que, nos Estados Unidos, cerca de 23% das crianças e jovens que dão entrada em pronto-atendimentos de hospitais queixam-se de problemas na coluna causados pelo uso inadequado das mochilas. No Brasil, é cada vez maior o número de estudantes que apresentam problemas relacionados à coluna, sendo que esse percentual se eleva na época da volta às aulas. Já para a Academia Americana de Pediatria as mochilas são as grandes vilãs em 60% dos casos de meninos e meninas com dores e desconfortos nas costas e nos ombros.

Pesquisas já revelaram que o peso adequado a ser transportado em uma mochila é de no máximo 10% do peso corporal. Por isso, a sugestão é arrumar a mochila diariamente, segundo as necessidades das aulas do dia seguinte. “O caderno de 10 matérias pode ser substituído por um caderno para cada matéria. Ou pode-se adotar o esquema de fichário, em que o aluno leva para a escola apenas as folhas da matéria em questão”, ensina Carelli.

Vale ainda dar preferência para os modelos de alças alcolchoadas com largura que não excedam o tamanho do dorso da criança e com altura sobre a região da cintura. Outro ponto importante é ajustar a bolsa ao tronco e carregá-la sobre os dois ombros. “Jamais usá-las sobre um só ombro. A sobrecarga em um lado do corpo pode ocasionar problemas de postura, como escoliose e cifose, e sérias dores”, complementa.

O especialista lembra ainda que o modelo de rodinhas só é eficaz se a criança souber usar a mochila. O mau posicionamento na hora de empurrá-la pode causar desalinhamento do corpo e danos nas costas. O ideal é que a alça destes carrinhos esteja ao alcance da mão, mantendo os ombros na mesma altura. Outra dica é manter os dedos voltados para trás, de forma que não cause uma torção do tronco.

A preocupação se estende ainda para a sala de aula. “A cadeira do aluno deve estar posicionada de maneira que os pés estejam apoiados e o quadril, em contato com o assento. As costas devem estar igualmente apoiadas e retas no encosto. E vale a pausa para um passeio curto para movimentar o corpo a cada hora”, explica.

ELAINE DIAS-ASSESSORA DE IMPRENSA DO INTO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário