"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sábado, 18 de dezembro de 2010

VACINA ANTI-DENGUE


Vacina desenvolvida nos EUA contra a dengue será testada em Araraquara
Richard Selestrino/Tribuna Impressa
Araraquara - A cidade de Araraquara (117 quilômetros de Bauru) foi escolhida para testar a vacina contra a dengue. A população será a primeira do mundo a receber o imunizante desenvolvido pelo Instituto Nacional de Saúde (NIH) dos Estados Unidos que protege contra os quatro tipos da doença.

A vacina já foi testada em americanos e apresentou eficácia na prevenção e será testada em Araraquara porque uma pesquisa do Centro Universitário de Araraquara (Uniara) revelou que a cidade é mais vulnerável à dengue em comparação com outras cidades da região.

O coordenador da pesquisa, biólogo Juliana Corbi, explicou que o clima do município facilita a proliferação do mosquito e o desenvolvimento do Aedes aegypti, que se tornou mais rápido nos últimos anos. “A conclusão foi de que, na cidade, as ovas eclodem mais rápido, o número de ovos depositados pelo Aedes adulto por aqui é maior e a maioria dos mosquitos que nascem em Araraquara são fêmeas. São elas que picam as pessoas, pois precisam da proteína do sangue para maturar os ovos.”

Os testes são necessários para a obtenção de licença junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A pesquisa que resultou na vacina foi iniciada há oito anos pelo americano Donald Francis, um dos mais conceituados no setor, que esteve esta semana na cidade. Segundo ele, a vacina será produzida em pequena escala para início de testes em humanos que nunca contraíram a doença em São Paulo. Essa primeira etapa deve ocorrer em um ano. Um grupo mínimo de cem pessoas receberá o soro e um placebo, que serve para fazer a comparação da evolução do agente contra a dengue. Após essa etapa, a vacina chega à população de Araraquara. A secretária municipal de Saúde da cidade, Regina Barbieri, disse que mesmo as pessoas que já contraíram a dengue poderão receber a vacina.
Newsletter JCNet

Nenhum comentário:

Postar um comentário