"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

domingo, 19 de dezembro de 2010

TRANSPORTE FERROVIÁRIO

Miriam Belchior diz que ferrovias serão prioridade no governo Dilma

Posted: 18 Dec 2010 08:25 PM PST

Brasília Confidencial

“A atual coordenadora-geral do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e futura ministra do Planejamento, Miriam Belchior, garantiu que o transporte ferroviário será uma das prioridades logísticas no governo Dilma.

“Estamos fazendo não só o prolongamento da (ferrovia) Norte-Sul, mas temos obras em andamento na Transnordestina e na Oeste-Leste. Dilma dará continuidade à execução dessas obras”, disse nesta sexta-feira.

Pelo PAC 1, já foram entregues mais de 900 quilômetros. Devido a atrasos nas obras por troca de empreiteiras em, pelo menos, cinco lotes da Norte-Sul, a conclusão ficou para abril de 2011.

Trem-bala

Nos próximos quatro anos, o PAC 2 investirá R$ 43,9 bilhões na criação de 4,6 mil quilômetros e projetos para outros 2,9 mil quilômetros. Uma das principais interligações ferroviárias do próximo governo será a Ferrovia Centro-Oeste, ligando Uruaçu, em Goiás, a Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso.

A Ferrovia Centro-Oeste chegará até Vilhena, em Rondonia. Em sua etapa final, custará R$ 6,4 bilhões e terá 1,6 mil quilômetros, conectando-se à Norte-Sul.Também está prevista no PAC 2 a execução dos estudos de viabilidade de implantação do Trem de Alta Velocidade (TAV) – conhecido como trem-bala – nos trechos São Paulo-Curitiba, Campinas-Belo Horizonte e Campinas- Triângulo Mineiro.

Ligação Brasil-Uruguai

Ainda sobre ferrovias, o assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, informou que os governos do Brasil e do Uruguai decidiram concluir um ramal ferroviário que ligará os dois países.

Segundo ele, a finalização de um dos trechos, que interliga as cidades de Santana do Livramento e Cacequi,ambas no Rio Grande do Sul deve ocorrer em maio de 2011. Afirmou que esta é uma obra de grande relevância do ponto de vista econômico, já que possibilitará que cargas uruguaias possam ser movimentadas pelo porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, e cargas brasileiras pelo porto de Montevidéu.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) prevê que os principais produtos a serem transportados entre os dois países por ferrovias são madeira, cevada, biodiesel, soja, fertilizantes, vinhos,
cimento e móveis.”

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