"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

SAÚDE EM CRISE

Médicos paralisam atividades nos Postos de Saúde da Família de Feira

Além do recebimento do salário a categoria solicita um reajuste no valor do pagamento referente ao piso da Federação Nacional dos Médicos que hoje é de R$7.400.

17/12/2010 13:13
Foto: Paulo José / Acorda Cidade | Médicos reivindicam salário e melhorias estrutuais nos postos

Foto: Foto: Paulo José / Acorda Cidade | Médicos reivindicam salário e melhorias estrutuais nos postos

Ilani Silva

Os médicos dos Postos de Saúde da Família (PSF) de Feira de Santana paralisaram suas atividades na manhã de quinta-feira (15) devido aos atrasos de pagamento referentes ao mês de novembro.

De acordo com Francisco Magalhães, do Sindicato de Médicos do PSF, a categoria luta pelo recebimento do salário até o 5º dia útil do mês e melhorias estruturais nos postos de saúde.

“Em julho, nós fizemos uma reunião com secretário de saúde Getulio Barbosa, mas o problema não foi resolvido” , disse o sindicalista que solicita um encontro com o prefeito Tarcisio Pimenta para negociar as reivindicações.

Além do recebimento do salário a categoria solicita um reajuste no valor do pagamento referente ao piso da Federação Nacional dos Médicos que hoje é de R$7.400.
(Informações do repórter Paulo José do programa Acorda Cidade)

COMENTÁRIOS

"em Julho, nós fizemos uma reunião com a participação do vereador e ,hoje, Secretário Getúlio Barbosa"- Não seria esta a situação real, considerando-se que o atual Secretário tomou posse no dia 2/12/2010? oldecir

É sempre adequado buscar o mais amplo entendimento com as autoridades pensando nas necessidades do povo. Entretanto, nada mais justo que reinvindicar um piso salarial digno. oldecir

Criaria enormes facilidades para o Governo se a contratação fosse diretamente realizada com os médicos , sem intermediários. Concurso Público, Empresas de Médicos, Consorciação de Empresas de Médicos(Lei 8.666/93), Dentistas e Enfermeiras , sem intermediários(Governo Federal-Governo Municipal-Médicos). O Governo não deve fazer o jogo anti-trabalhadores da Saúde com estas absurdas terceirizações. Diga-se de passagem que o Governo Wagner/Lula perpetuou este erro, estimulado pelo Governo Central, que temia ações trabalhistas envolvendo a contratação Tipo 7. O resultado final aí está: Gestão de péssima qualidade , atrasos salariais sem aparente justificativa e greves reinvindicatórias.Em outras palavras:desordem no sistema e desassistência. Na minha opinião o Governo deve romper ,dentro dos prazos previstos em lei, a pactuação com qualquer tipo de intermediário e repactuar com Pessoas Jurídicas formadas , integralmente, por médicos, dentistas, enfermeiras e técnicos de enfermagem, além de fisioterapeutas, nutricionistas, etc... A primeira grande vantagem seria a redução da cadeia de acesso ao financiamernto das ações de saúde(Governo/Profissionais). A 2°vantagem seria a segurança no trabalho e a terceira vantagem seria a compensação de perdas trabalhistas.Por que as Cooperativas sempre ganham se elas custam 115%? Elas se tornaram imbativeis nas licitações.E as suas decisões dependem de um Conselho de Administração, de um Conselho Fiscal e de um Conselho Técnico. Em suma, trata-se de um estamento de direção de uma empresa privada maquiada .O quotista não apita e os Governos pouco ligam para isto,porque o objetivo é burlar a legislação trabalhista(ilegalidade) e reduzir a carga tributária(objetivo nobre).O resultado é insegurança, desânimo e remuneração inadequada.NÃO EXISTEM FÓRMULAS DIGITAIS PARA RESOLVER ISTO. OLDECIR MARQUES

Nenhum comentário:

Postar um comentário