"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sábado, 4 de dezembro de 2010

BRASIL, BRASIL


Número de internautas ativos sobe 13,2% em outubro, para 41,7 milhões

Posted: 03 Dec 2010 10:35 PM PST

Total de pessoas com acesso à internet em casa ou no trabalho é de 51,9 milhões

iG / Reuters

O número de usuários ativos de Internet no Brasil cresceu 13,2 por cento em outubro na comparação com igual mês do ano passado, somando 41,7 milhões de pessoas, conforme pesquisa divulgada nesta sexta-feira pelo instituto Ibope Nielsen Online.

Em relação a setembro, houve aumento de 2,8 por cento no número de internautas ativos.

Também de acordo com o levantamento, o total de pessoas que possuem acesso à Internet em suas residências e no ambiente de trabalho alcançou 51,8 milhões em outubro.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Estudantes comemoram aprovação dos 50% do pré-sal para educação

Posted: 03 Dec 2010 10:33 PM PST

Na madrugada desta quinta-feira (2), Câmara dos Deputados aprovou Projeto de Lei (PL) que determina que 50% dos recursos do Fundo Social do Pré-sal sejam destinados à Educação. Entidades estudantis comemoram a vitória e pedem que o presidente Lula não vete o PL.

Vermelho.org / Estudantenet

Após meses de ampla campanha realizada em todo o Brasil pelas entidades estudantis em defesa do patrimônio brasileiro, o grito das ruas finalmente ocupou as galerias da Câmara Federal e levou os deputados a uma decisão histórica. Por 204 votos a favor, 66 contra e duas abstenções, o Congresso Nacional aprovou na noite da quarta-feira (1) o projeto de lei do pré-sal que cria o Fundo Social e muda o sistema de exploração do petróleo de concessão para partilha.

Tema original do Projeto de Lei 5940/09, o Fundo Social, criado com a aprovação do substitutivo do Senado, terá recursos da exploração do petróleo do pré-sal para aplicação em programas sociais. O texto aprovado reserva metade do dinheiro para programas de educação. Desse total, 80% deverão ser direcionados à educação básica e infantil.

As entidades União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) comemoram a aprovação do projeto como uma vitória histórica para os estudantes, professores e todos que lutam para aumentar os recursos destinados à educação brasileira, com objetivo do país alcançar 10% do PIB em investimentos na área.

Desde que foi anunciada a descoberta da camada pré-sal e seu potencial, as entidades estudantis defendem que essa riqueza permaneça nas mãos dos brasileiros, reparando um erro histórico que o pais cometeu em determinados ciclos de riqueza.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Por uma economia a serviço da vida

Posted: 03 Dec 2010 10:10 PM PST

Frei Betto, Adital

“A vida, dom maior de Deus, tem base econômica. Para sobreviver, o ser humano é capaz de prescindir de muitos bens, exceto comida e bebida. Por isso, Jesus ensinou a oração com dois refrões: "Pai Nosso" e " pão nosso". Deus é verdadeiramente Pai nosso, de todos, se o pão - símbolo dos bens essenciais à existência - é partilhado entre todos.

Hoje, os bens da Terra e os frutos do trabalho humano não são partilhados entre todos. Apenas 20% da população mundial, concentrados na parte ocidental do hemisfério Norte, detêm 80% da riqueza do planeta. No Brasil, basta sair à rua para se deparar com a miséria - que, além de ser um problema econômico, deveria ser, para todos, um desafio ético. Nenhum de nós escolheu a família e a classe social em que nasceu. Se não padecemos necessidades básicas é por mero acaso da loteria biológica.

No mundo, de cada três nascidos vivos, dois vêm à luz na pobreza ou na miséria. Portanto, nossa condição de vida digna não deveria ser encarada como um privilégio, e sim como dívida social. Injusto é existir a loteria biológica num planeta que produz alimentos para 12 bilhões de bocas e é habitado por pouco mais da metade.

Nossos avós, antes de iniciarem a labuta diária, consultavam a Palavra de Deus. Nossos pais, o serviço de meteorologia. Nós, os índices do mercado financeiro... A quem as pessoas de fé dão, hoje, mais importância? Aos preceitos divinos ou às suas contas bancárias?
Economia - palavra que deriva do grego oikos+nomos, "administração da casa" - não deveria ser encarada pela ótica da maximização do lucro, e sim do bem-estar da coletividade. Em outras palavras, se todos os aspectos de nossas vidas se relacionam à economia, como fazer de conta que ela prescinde de valores éticos e princípios evangélicos?”
Artigo Completo, ::Aqui::

Nenhum comentário:

Postar um comentário