"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

GRAVIDEZ GEMELAR

Gravidez gemelar é a gravidez de gêmeos, mais conhecida como gravidez múltipla. Ela é motivo de muita alegria para os pais (dependendo da situação financeira do casal), mas precisa ser muito bem cuidada.

Esse tipo de gravidez deixa a futura mamãe muito vulnerável a complicações como hipertensão, hemorragias, infecções e anemia. Essa última é mais freqüente na gravidez gemelar por ter mais de um feto dentro da barriga da mãe, por isso a rede vascular (“corrente sanguínea”) é mais extensa que o normal, podendo esgotar as reservas de ferro do corpo da mãe.

Para prevenir “dores de cabeça” com essa gravidez, recomendo que faça mais visitas ao médico que o normal, mais pré-natais, tomar muito cuidado com a pressão, o peso e os movimentos dos fetos. Sempre que possível, fazer os exames de sangue e urina, para fazer diagnósticos de anemia, por exemplo.

Não se esqueça que o parto prematuro é frequente na gravidez múltipla. Não se assuste se você estiver no sétimo mês de gestação e a bolsa estourar. Isso é comum.Acompanhe, agora, o vídeo sôbre cesareana em gravidez múltipla, original da videoteca do dr. oldecir marques. Gêmeos bi-vitelinos. Um feto do sexo masculino e outro, do sexo feminino. É frequente uma diferença de peso entre os fetos. Observe , também a presença de dois âmnios e duas placentas. Portanto , gravidez gemelar di-coriônica./di-amniótica.

Um comentário:

  1. Bravo! Isto é o que se pode chamar um show de vida. Estou emocionada.È preciso que a ciencia médica desmitifique o saber humano, colocando a sua práxis em parceria terapeutica como um novo horizonte para os leigos e portadores de uma visão de terceiro milenio.
    Graças, hoje pude presenciar, numa mesa cirúgica, o grito sufocado na garganta: Eu preciso viver e ser acolhido. O saber e a vivencia cientifica, entra no meu lar.
    Mais uma vez, Dr. Oldecir, parabéns!

    ResponderExcluir