"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

terça-feira, 27 de outubro de 2009

EXOPLANETAS

exoplaneta

A descoberta de 32 dos chamados “exoplanetas” – aqueles fora do nosso Sistema Solar – foi anunciada. A descoberta foi realizada através do uso de um instrumento de alta precisão instalado em um telescópio chileno. O instrumento, chamado de Harps, consegue detectar leves alterações nas estrelas, quando elas reagem à gravidade dos exoplanetas. Esta técnica, conhecida como método de velocidade radial, é o mais eficiente na procura por exoplanetas.

O Harps consegue detectar movimentos pequenos como alterações de velocidade de 3,5 quilômetros por hora e foi construído com a colaboração de 14 países europeus.

» Acidente cósmico é avistado: Uma colisão de planetas

Com a descoberta dos 32 novos planetas, o instrumento soma as suas descobertas a um incrível número de 75 exoplanetas de todos os 400 já conhecidos. Estes 75 planetas se encontram em 30 sistemas planetários diferentes.

“Harps é um instrumento único e de alta precisão, ideal para descobrir novos mundos”, afirmou Stephane Udry, da Universidade de Genebra, responsável pela declaração em nome do consórcio internacional que construiu o aparelho.

De acordo com Udry, Harps já cumpriu o seu papel durante o período de uso de cinco anos, e agora os pesquisadores esperam que o instrumento possa servir para encontrar planetas semelhantes à Terra, por exemplo.

Em declaração, Udry afirmou que a equipe já tem vários outros planetas que ainda têm que ser observados por mais tempo antes de serem formalmente anunciados e estudados.

“Estas observações ajudaram os astrônomos a compreender a diversidade dos sistemas planetários e ajudam-nos a entender como elas se formam”, afirma o pesquisador Nuno Santos.

O Harps também ajudou na descoberta de vários planetas chamados de super-Terras – planetas com uma massa pouco menor que a do nosso planeta. Das 28 super-Terras conhecidas, Harps facilitou a descoberta de 24.

» Imagens do início do universo

Outra importante contribuição do instrumento foi na descoberta da formação de três planetas em volta de estrelas com deficiência de metais – uma condição rara.


Nenhum comentário:

Postar um comentário