"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

DEPUTADO SÉRGIO(PT)


Procuradores Parlamentares podem representar Câmara e Senado na Justiça

Brasília – 14/10/2009 – Foi aprovado nesta quarta-feira (14/10), na Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, projeto de lei de autoria do deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA) de número PL 5.201/2009, que concede à Câmara e ao Senado o direito de serem representadas judicialmente, por meio de suas Procuradorias Parlamentares, em questões relacionadas às prerrogativas constitucionais e à defesa da imagem e da honra. O deputado Sérgio Barradas Carneiro é o atual procurador da Câmara.

A proposta altera o Código de Processo Civil (Lei 5.869/73), inserindo o inciso X. Até então, a visão predominante entre os juristas era de que somente a Advocacia-Geral da União (AGU) tinha legitimidade para representar judicialmente as Casas do Congresso. Em casos específicos, a Câmara e o Senado podiam responder diretamente pelas instituições como, por exemplo, em ações diretas de inconstitucionalidade (ADIN) impetradas no Supremo Tribunal Federal (STF). Outros juristas, por sua vez, defendiam que Câmara e Senado já possuíam capacidade processual e corpo técnico para tais atos.

Em seu projeto, o parlamentar baiano defendeu que a Procuradoria Parlamentar seria a instância mais adequada para a representação judicial da Câmara. No Senado já existe um órgão similar, denominado Advocacia do Senado. De acordo com o Regimento Interno da Câmara, cabe à Procuradoria Parlamentar defender a instituição e seus integrantes "quando atingidos em sua honra ou imagem perante a sociedade, em razão do exercício do mandato ou das suas funções institucionais".

Na CCJ, o projeto de lei foi relatado pelo deputado federal Régis de Oliveira (PSC/SP) que deu parecer favorável, ressaltando “que o projeto preenche uma lacuna legislativa ao referendar a capacidade processual da Câmara e do Senado, por intermédio de suas Procuradorias Parlamentares, de vir a juízo sem precisar ser representado ou assistido por outro órgão”. O projeto tramitou em caráter conclusivo na comissão.

Conheça a íntegra do PL 5201/2009

http://www2.camara.gov.br/internet/proposicoes/chamadaExterna.html?link=http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=433917

Conheça a Procuradoria da Câmara

http://www2.camara.gov.br/conheca/procuradoria/apresentacao

Deputado Federal Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA)

14/10/2009 - Assessoria de Imprensa – DF/FSA

Escritório Político - Feira de Santana - BA

Rua Barão do Rio Branco, 1.045 – Centro

Contato: (75) 3623-5180

Câmara dos Deputados - Gabinete 671 - Anexo III

Nenhum comentário:

Postar um comentário