As Melhores & as Piores O Sistema FIRJAN divulgou este mês, o ranking das melhores e piores cidades do Brasil relativo aos dados oficiais de 2006. O IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, tem essa defasagem temporal de três anos devido ao fato de serem utilizadas apenas estatísticas oficiais com efeito, somente em 2009. . 1º. São Caetano do Sul - SP: 0,9524 As 10 Piores: 1º. Santa Luzia - BA: 0,2928 Fonte: Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal |
"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL
O ÍNDICE FIRJAN
O índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal(IFDM) foi criado para atender uma das ações propostas no Mapa do Desenvolvimento do Rio de Janeiro e foi elaborado em 2006.Formado por especialistas das mais diversas áreas que mapearam 5.546 municípios brasileiros e retratraram as tres principais áreas de desenvolvimento humano: emprego e renda, educação e saúde. O IFDM supre a inexistência de um parâmetro para medir o desenvolvimento sócio-econômico dos municípios e distingue-se por ter periodicidade anual e corte municipal com abrangência nacional.As fontes de dados do IFDM são oficiais e sua metodologia permite a comparação quantitativa serial e temporal dos municípios analisados.
O IFDM varia na escala de 0(zero o pior) a 1(o melhor) para classificar o desenvolvimento humano do País, dos Estados e dos Municípios. Os critérios utilizados estabelecem quatro categorias: de 0 a0,4-baixo; de 0,4001 a 0,6-regular; de 0,6001-0,8-moderado; e alto de 0,8001-1.
Deste modo, atendendo a e-mail enviado ao Saúde e Cidadania reproduzo dados sôbre as Melhores e as Piores cidades do Brasil segundo êste índice.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário