"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sábado, 24 de outubro de 2009

ALIANÇA PSDB/DEM

Não há nada mais tucano que um liberal-democrata pefelista. Ou ex-pefelista, considerando que os ventos da modernidade sopram em dir
eção às hostes políticas do DEM. Nascido de uma dissidência do MDB e tendo intelectuais de inegável densidade como o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, o PSDB encarna ideais de liberdade, de justiça social e de modernização do Estado, compartilhados, hoje, pelo seu aliado de lutas políticas ,o Partido Democratas. Os velhos coronéis da política nacional parecem estar em processo de desaceleração, embora alguns deles ainda ditem regras e tenham forte influência nos círculos de poder. Surpreendentemente, estão alinhados a partidos que se construiram radicalmente libertários e progressistas.A sarneização do lulismo é um exemplo típico.Responsável pela inclusão de milhões de esfaimados em melhores patamares de renda, os partidos donos do poder aliaram-se , em nome da governabilidade, ao atraso político, ao retrocesso, ao grotão. Os Partidos do leque esquerdista repetem as práticas políticas do passado condicionando a sua permanência no poder à negação de suas metas programáticas. Mensalão e equivalentes são a face amarga desta atroz realidade. Deste modo, não restou aos liberais outra saída senão assumir o discurso em defesa das liberdades em geral, o discurso da moralidade, o discurso da modernidade gerencial. Não resta ao tucanato senão defender uma sociedade aberta, democrática e plural. Discurso que, ainda não sendo apanágio dos radicais de esquerda, era a tônica até o acesso destas correntes políticas ao poder.Hoje, tucanos e democratas( estou tentando acostumar-me a referir-me assim aos meus "companheiros " de aliança) devem estar unidos. Não restou outra alternativa.
Quanto à Bahia, segundo o candidato à reeleição Jutaí Magalhães e o Presidente do Partido da secção baiana, Antonio Imbassahy, um brilhante administrador que governou Salvador na era carlista,optou-se pela aliança com fundamentação essencialmente pragmática. Em preleção recente aos pré- candidatos do PSDB a cargos proporcionais, em Feira de Santana, ficou clara a estratégia de aliançar para alavancar o candidato majoritário José Serra. O DEM oferece o Governador , o PSDB, o Presidente. Louve-se a Executiva Estadual pela respeitosa colocação dos seus interesses estratégicos, sem agredir os companheiros da base Municipal. Em outras palavras,sem golpes e com muito respeito à democracia interna do Partido. Deste modo vai haver crescimento. Com metas claras, os soldados do Partido, irão às ruas fazê-lo crescer e desenvolver-se, para voltar ao Poder. O interesse maior desloca-se da individualidade egocêntrica de alguns mega -políticos, para a costura diária, porta a porta de uma militância esclarecida quanto ao seu papel. Destaca-se , nesta aliança o democrata José Ronaldo. Nasceu em Paripiranga, mas caberia perfeitamente em Contagem ou Belô, pois sendo baiano e conterrâneo de Jutaí, poderia , à perfeição, ser mineiro e conterrâneo de Aécio. Não há político mais tucano na forma e no conteúdo, do que o baiano José Ronaldo de Carvalho. Espero que ele cumpra a promessa de convidar-me para a posse em Brasília. Claro, com passagens pagas pelo eleito e não pelo eleitor. De outro modo seríamos extremistas e não tucanos centro -esquerdistas e liberais democratas. Lutemos, o bom combate e façamos história!Estamos , lado a lado, na luta pela eleição de um dos mais brilhantes administradores latino-americanos que pude ver trabalhando:José Serra, o meu , o seu ,o nosso futuro Presidente!
oldecir marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário