"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A DAMA DE FERRO DECIDE PRIVATIZAR AEROPORTOS


São Paulo - Com apenas três dias de empossada, a presidente Dilma Rousseff decidiu começar o processo de privatização dos aeroportos. Ela pretende baixar uma medida provisória ainda neste mês, entregando à iniciativa privada a construção e a operação dos novos terminais dos aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e Vira-Copos, em Campinas, dois dos mais importantes do País.O tempo de concessão para a operação nos terminais dos aeroportos de Guarulhos e Vira-Copos deve ser de 20 anos, segundo a Folha de S. Paulo. De acordo com a Infraero, os preparativos para a Copa de 2014, que já registram atrasos, preveem investimentos de R$ 5,6 bilhões em aeroportos. A informação foi divulgada em reportagem publicada nesta segunda-feira pelo jornal Folha de S. Paulo. Segundo a publicação, a medida é apenas uma parte do pacote que visa resolver o gargalo dos aeroportos nacionais por conta da Copa do Mundo de 2014.Ainda segundo a reportagem, o pacote prevê também a abertura do capital da Infraero e criação de uma secretaria ligada à Presidência da República para cuidar da aviação civil.

A capacidade atual do aeroporto de Guarulhos é de 16,5 milhões de passageiros por ano, enquanto Vira-Copos pode receber 2 milhões de passageiros. Até novembro de 2010, 24.290.465 passaram por Guarulhos e 4.468.761por Vira-Copos.

EXAME.COM

Creio que a Presidenta Dilma Roussef será econômica e objetiva com as palavras e demonstrará grande capacidade de ação. Estamos adentrando uma nova fase na agenda do governo central: ação, trabalho, atitudes firmes, planejamento e estrito respeito às instituições e à legalidade.A presidenta vai conversar pouco e agir muito. Vinte e sete por cento (27%) dos vôos das ultimas semanas sofreram atrasos. A classe media cresce e a demanda por passagens de avião aumenta. Acrescente-se a tudo isto a proximidade dos jogos da Copa 2014 que parece estar distante mas que exige um esforço racional e concentrado do Governo Federal e da iniciativa privada para que se tornem projetos de sucesso. Os eventos da COPA 2014 serão seguidos pelas Olímpiadas 2016 e se impõe a urgente estabilização de Portos e Aeroportos que garantirão a necessária infraestrutura para a realzação destes eventos. A Presidenta, pré-clara, conhecedora dos meandros gerenciais do governo,sai na frente e , espero que edite MP que abra perspectivas de ordenação e reestruturação de tão importante setor da economia.Dilma lembra, numa certa medida, respeitadas as diferenças ideologicas, a Ministra Thatcher. O que importa é que tudo seja feito preservando os interesses nacionais e que represente uma convocação das nossas elites para que se responsabilizem também pelos destinos da nação. Nem só de Minha Casa... vive a inicativa privada. Espero que o espírito de parceria predomine sobre os simples saques aos cofres públicos vistos no passado.Bons contratos, de longo prazo, justos,lucrativos sem serem indecentes,ajudarão a construir a 5° economia do planeta. Boa Sorte, Presidenta Dilma! O Governador Alckmin, se tiver lucidez política, agradecerá. OLDECIR MARQUES

Nenhum comentário:

Postar um comentário