"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

AGÊNCIA BRASIL


DEM se debate na pior crise desde que deixou de ser PFL

Posted: 07 Dec 2010 10:15 PM PST

Correio do Brasil

“A derrota nas eleições presidenciais tem levado os Democratas a correr contra o tempo no sentido de encurtar o mandato de Rodrigo Maia e apeá-lo da Presidência do partido, na pior crise já vivida pela agremiação desde que mudou de nome e deixou de ser o Partido da Frente Liberal (PFL), há mais de uma década. A Executiva da legenda pressionou o parlamentar a apresentar, nesta terça-feira, um “plano de restauração da imagem” do partido. A tarefa, segundo observadores da cena política, é inexequível e o fato será usado, oficialmente, para afastá-lo do comando da legenda.

A série de brigas internas entre as alas comandadas por líderes da extrema direita, como Jorge Bornhausen e José Agripino Maia, que conseguiram eleger dois governadores estaduais, e a ala de Rodrigo Maia, filho do ex-prefeito Cesar Maia, que perdeu as eleições no Rio, agravou-se ao longo da campanha presidencial. A corrente encabeçada por Bornhausen busca antecipar as eleições para maio e trabalha simultaneamente para eleger Agripino Maia à Presidência da legenda e, assim, evitar que Gilberto Kassab saia do partido rumo ao PMDB.

Caso o prefeito de São Paulo resolva deixar o partido, levará com ele deputados estaduais e federais para o PMDB e passará, gradualmente, a exercer uma oposição a Geraldo Alckmin.

Rodrigo Maia (RJ), cujo mandato havia sido prorrogado até o fim de 2011, terá algo entre três e seis meses para deixar o cargo.”

Não deu no Jornal Nacional: construção civil prevê para 2010 crescimento recorde de 11% e geração de 350 mil empregos

Posted: 07 Dec 2010 02:42 PM PST

Vinicius Konchinski, Agência Brasil

“A indústria da construção civil vai crescer 11% este ano e superar a previsão de avanço do Produto Interno Bruto (PIB) setorial feita pelo próprio segmento. A expectativa de crescimento foi apresentada hoje (7) pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP).

O índice de crescimento do setor, se confirmado, será o maior dos últimos 20 anos, cerca de três pontos percentuais acima da estimativa original do setor. “O ano de 2010 é um ano que vai deixar saudades”, disse o diretor de Economia do Sinduscon-SP, Eduardo Zaidan. “Este crescimento é recorde.”

Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da Fundação Getulio Vargas (FGV) e responsável pela elaboração dos dados sobre a construção civil, afirmou que o resultado será consequência, principalmente, da expansão do crédito e dos investimentos em infraestrutura.

Só o crédito habitacional, por exemplo, deve fechar o ano com mais de R$ 70 bilhões ofertados, ante cerca de R$ 55 bilhões em 2009. Já as obras de infraestrutura são, em grande parte, iniciativas do Poder Público intensificadas pelo período eleitoral. “O ano eleitoral tem um impacto na construção”, reconheceu ela.

O desempenho recorde da construção civil impulsiona também a geração de empregos no setor. O Sinduscon estima que 350 mil empregos formais serão gerados na construção civil até o fim do ano. Só entre janeiro e outubro, o número de empregos abertos pelo setor foi 15,1% maior que o do mesmo período do ano passado.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário