"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sábado, 11 de dezembro de 2010

SENADOR JOÃO DURVAL


DISCURSO DO SENADOR JOÃO DURVAL

Os graves problemas da educação brasileira foram tratados na manhã desta sexta-feira em discurso do senador João Durval (PDT-BA), no plenário do Senado Federal, em Brasília. Segundo ele os números demonstram que esta “é a mais grave privação imposta à nossa sociedade”, conforme conclusão do Relatório de Desenvolvimento Humano da Organização das Nações Unidas.

Citando as estatísticas dos recentes indicadores de IDH - Índice de Desenvolvimento Humano divulgados pela ONU – Durval cobrou da presidente eleita Dilma Roussef o cumprimento da promessa de campanha de aumentar os investimentos em educação, baseado na bandeira histórica do PDT de Leonel Brizola e Darcy Ribeiro.

No discurso, o senador baiano mostrou o crescimento do país no IDH pela melhoria econômica, mas destacou que o Brasil despencou na avaliação pelos seus números na área educacional: índices inaceitáveis de analfabetismo, alta evasão escolar – que deixa os nossos jovens com índices de escolaridade baixos em relação a outras nações – e avaliação ruim, mesmo de alunos que chegam a séries mais avançadas.

“O País registrou um avanço significativo no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano. Nosso IDH elevou-se, no último ano, de 0,693 para 0,699 – no ano 2000, ele era apenas 0,649. Com isso, subimos quatro posições no ranking global de bem-estar dos povos em 2010, chegando a 73º lugar entre 169 países, segundo o novo Relatório de Desenvolvimento Humano. Ocorre, contudo, e para isso chamo a atenção do Colendo Plenário, que o nosso avanço nesse ranking só não foi maior por conta exatamente de nossos indicadores educacionais.”

Partindo desses números ele cobrou mais atenção do parlamento e decisão governamental para iniciar mudanças que permitam ao Brasil chegar mais rapidamente ao seu lugar nos números da ONU. E cobrou da presidente eleita que aumente o investimento na área. “Nós, do PDT, continuamos convictos de que é passada a hora de a Educação ganhar muito espaço nas discussões e principalmente nos investimentos. Precisamos avançar decididamente no sentido da universalização do ensino médio e do tempo integral nas escolas, velha bandeira do nosso Partido”, disse ele

O alerta de João Durval teve apartes dos senadores Augusto Botelho (sem partido-RR) e Paulo Paim (PT-RS), além de um comentário do presidente da mesa, senador Acir Gurgacz (PDT-RO), ao final.

silvioromero@senado.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário