"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

segunda-feira, 8 de novembro de 2010



Liminar da Justiça Federal do Ceará suspende Enem

Para juíza, medidas tomadas pelo MEC depois dos erros não solucionam problema

A Justiça Federal acatou liminar do Ministério Público Federal e determinou a imediata suspensão do Enem 2010. A juíza da 7ª Vara Federal acatou argumento do MPF que o erro da impressão das provas apresentava questões divididas entre o cabeçalho de Ciência e Natureza e de Ciências Humanas, levou prejuízo para os candidatos.

Para a juíza Carla de Almeida Miranda Maia, a disponibilização do requerimento aos estudantes prejudicados pela prova correspondente ao caderno amarelo e a intenção de realizar novas provas para os que reclamarem administrativamente não resolve o problema.

Segundo o procurador da República Oscar Costa Filho, a decisão vem trazer segurança e estabilidade a todos que enfrentam essa comoção nacional. O fato do diretor do Inep ter aventado realizar provas separadas para o mesmo concurso, apenas confirma o total desconhecimento dos princípios que informam os concursos públicos, entre os quais a igualdade.

A decisão tem efeito em todo o Brasil.

ESTADÃO

Direto da Redação - 08/11/2010
Apesar das trapalhadas, o ENEM veio para ficar - por Rodolpho Motta Lima
Encerradas as eleições, e fugindo um pouco da política (mas não tanto) , quero falar de algo que me é profissionalmente caro: o ENEM, cujas provas estão sendo realizadas neste fim de semana. E a primeira constatação a fazer é a de que o ENEM veio para ficar. Criado em 1998, não deve ser analisado à luz restrita dos aspectos político-partidários, pois, na realidade, é uma das raras unanimidades dentro da dicotomia instaurada no Brasil recente: surgiu em um governo do PSDB, dinamizou-se no governo do PT.
Pessoalmente, saúdo o ENEM, que se autointitula, e com razão, uma prova cidadã. Defendo o seu crescimento e fortalecimento como uma excelente boa nova na educação brasileira, que, seguramente, anda carente de um maior número de notícias de que nos possamos orgulhar
Saiba mais
Terra - 08/11/2010 - 16h49
Justiça Federal concede liminar para suspender o Enem
A Justiça Federal, a pedido do Ministério Público Federal (MPF) no Ceará, determinou em liminar a suspensão do Exame Nacional do Ensino Médio 2010 (Enem) em todo o País. Segundo a juíza Carla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara Federal do Ceará, o erro de impressão das provas - que invertia questões entre o cabeçalho de Ciência e Natureza e de Ciências Humanas - prejudicou os candidatos
Terra
08/11/2010 - 19h
Haddad diz que Enem é "tecnicamente preciso" e vai recorrer
O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira que o governo vai recorrer da liminar que invalida o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) porque, segundo ele, "a prova é tecnicamente precisa". Haddad disse que as falhas nas provas de cor amarela do Enem não são de responsabilidade do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), mas da gráfica responsável pela a impressão do exame.
"O número é de 21 mil provas com erro de digitação, é 0,3% do montante de provas que foram impressas, por isso que a gráfica não teve dúvidas em assumir a responsabilidade", disse.
Sobre a decisão da Justiça Federal de determinar a suspensão do exame em todo o País, o ministro afirmou que tentará convencer a juíza Carla de Almeida Miranda que isso não será necessário
Conversa Afiada
Haddad enfrenta a batalha do ENEM em defesa dos pobres
O Ministro da Educação Fernando Haddad identificou entre 1.800 e 2.000 provas , de um total de 10 milhões, que deverão ser refeitas no ENEM deste fim de semana.
O Ministro Haddad agora vai examinar caso a caso a situação destas 1.800 provas.
Identificados aqueles efetivamente prejudicados eles farão uma nova prova.
O ENEM facilita e estimula o acesso dos pobres.
É por isso que uma inovação bem sucedida e importada dos Estados Unidos se transforma no Brasil numa guerra de classes.
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2010/11/08/haddad-enfrenta-a-batalha-do-enem-em-defesa-dos-pobres/

Nenhum comentário:

Postar um comentário