"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

"CONTROLADORES DE AIDS"


A MOLÉCULA QUE PROTEGE CONTRA O HIV/AIDS FOI IDENTIFICADA



Des virus du sida, en vert, produits par un lymphocyte infecté.
O vírus da Aids, em verde, produzido por uma célula infectada.

Um extenso estudo genético permitiu identificar as pequenas variações de uma proteína do sistema imunológico que explica porque algumas pessoas com o vírus da imudeficiência humana(HIV)podem efetivamente controlar a doença sem tratamento.

Eles são chamados "controladores de AIDS". Estes pacientes são capazes de controlar o HIV naturalmente, o vírus da imunodeficiência humana (HIV) e, portanto, não desenvolvem qualquer sintoma da doença. O mecanismo por trás dessa imunidade natural surpreendente, e que protege menos do que 0,4% das pessoas infectadas, há muito tem intrigado os médicos. Um amplo estudo global, pré-publicado online pela revista Science, coletou dados em quase 1000 pacientes e 2650 controles. Os cientistas foram capazes de isolar determinadas variações genéticas e explicar o misterioso fenômeno.

"Dos 3 bilhões de nucleotídeos do genoma humano *, apenas um punhadodeles explica a diferença entre as pessoas infectadas e que continuam saudáveis e aquelas que desenvolvem a doença se não tratadas", entusiasma-se Bruce Walker, um dos principais autores do estudo, que reúne centenas de pesquisadores.As 300 diferenças genéticas são todas no mesmo cromossomo. As mais interessantes delas foram demonstradas no gene que codifica a síntese de uma proteína envolvida no funcionamento do nosso sistema imunológico, chamado HLA-B.

UM PASSO IMPORTANTE PARA A CURA

Este é um elemento-chave do sistema de reconhecimento e identificação de células humanas chamado HLA. Graças a ele (e às vezes por causa dele, no caso dos transplantes) o nosso corpo reconhece objetos estranhos e luta. Mas quando um vírus entra no nosso organismo, ele "se esconde" em uma célula que irá modificar o mecanismo. É aí que atua o HLA-B. Seu papel é trazer peças de proteínas sintetizadas pelo vírus dentro da célula para a superfície.O sistema imune pode distinguir entre as células infectadas, vai destruí-las, e as células saudáveis, que não vai tocar.

No caso do HIV, o sistema imunológico não realiza de forma adequada a sua missão de destruir as células infectadas. Os mecanismos envolvidos não são inteiramente decifrados mas parece agora que ele está nesta fase de apresentação do vírus ao sistema imunológico que não se desdobram de forma adequada. Exceto para os controladores, cujas proteínas HLA-B, um pouco diferente das outras, pode funcionar corretamente.

Este cenário, se confirmado, é um elemento chave na compreensão da doença. "Ainda há um longo caminho a percorrer antes que nós possamos transformar esta descoberta em tratamento curativo ou vacina preventiva, mas é um passo importante", diz Bruce Walker.

* Nucleotídeos são pequenas moléculas constituintes do DNA: adenina (A), timina (T), guanina (G), citosina (C). A seqüência dessas "letras" estabelece um código que fornece a mensagem genética.

AUTOR: VEY TRISTAN

PALAVRAS CHAVE: AIDS,GENÉTICA, PROTÉINAS, NUCLEOTÍDEOS,HIV

Traduzido com a futurística ajuda do Tradutor Google e um Dicionário Michaelis da língua francesa. Este artigo pode ser lido no Le Figaro.santé. oldecir marques


Nenhum comentário:

Postar um comentário