"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

domingo, 18 de outubro de 2009

DIA DO MÉDICO



O dia 18 deoutubro é consagrado a LUCAS,o "amado médico", segundo o apóstolo Paulo.Lucas , além de ser pintor,músico e historiador, estudou medicina em Antióquia e era um dos mais intelectualizados discípulos de Cristo. A tradição de ter Lucas como patrono da medicina firmou-se a partir do séc. XV.
Existem ,hoje, em todo o País, cerca de 280 mil médicos e , segundo o CREMEB, 14.744 deles estão em atividade na Bahia. A proporção de médicos por habitantes é de 1:886, na Bahia. Os números satisfazem os critérios de med/hab da OMS, mas , infelizmente, há uma forte concentração de médicos na Capital do Estado sendo que apenas 5.384 exercem suas atividades em cidades do interior( dados do CRM-Ba).
De inegável importância para todos os modelos de sociedade,médicos,na sua imensa maioria trabalhadores da medicina, experimentam as mazelas e as angústias dos desníveis sociais. Trabalhando no limiar entre a vida e a morte, administrando além dos problemas de saúde dos seus pacientes e concidadãos os seus desajustes em sociedades pobres e de má distribuição de renda, depara-se o profissional de modo constante, com o desafio de agir como amigo,como irmão e não raramente,como estudioso compulsório de ciências sociais. O excesso de tecnologia,território livre dos médicos empresários e as pressões da medicina mercantilista,
não se afastam do médico um só instante.O grande desafio deste século é, assim, humanizar a prática médica tornando-a meio de realização da nossa centelha divina e não apenas, um veículo fácil de enriquecimento.
Segundo o Conselho Federal de Medicina, números desanimadores, pululam nas estatísticas sôbre a Saúde dos Médicos: 58% dos médicos relatam que a profissão é desgastante; 44% apresentam distúrbios decorrentes de ansiedade e depressão; 30% não indicariam a profissão ao filho; 52% atuam como plantonistas; 20% apresentam doenças do aparelho digestivo; 22% apresentam doenças do sistema circulatório;19% sofrem de doença metabólica ou nutricional; 60% trabalham mais de 40 horas semanais; 28% exercem atividade em quatro ou mais locais e 14% dos medicamentos prescritos para médicos são antidepressivos. Vale apena ser médico diante de tantas agruras? Digo-lhes que sim. Não há vivência mais gratificante do que salvar e manter a qualidade de vida do seu semelhante. Não experimentei até os dias atuais, nada mais antidepressivo e liberador de serotonina do que aliviar a dor dos meus pacientes( cerca de 200 anestesias/mês) e nada me parece tão denso e ancho como saber que já ajudei a manter a vida e os sonhos de mais de 70.000 humanos. Uma história de vida plena de atos de solidariedade humana é mais importante do que a quantidade de escrituras que possuímos. Digo-lhes, entretanto que é bom tê-las.As compensações materiais são superadas pelos dons espirituais e os constantes exemplos de renúncia e amor ao próximo.Portador de todos os defeitos dos seus semelhantes o médico tem a oportunidade de superar-se pela abnegação e pelo trabalho . E isto não é pouco. Neste dia , digo a todos os meus colegas médicos que estão de parabéns pelo que fazem e tudo ainda que podem e precisam fazer para gáudio das suas almas. Deus seja louvado!

A foto que ilustra a postagem representa um fragmento da fachada do futuro Hospital Santa Lúcia de Feira de Santana. Espero que Deus me permita ativá-lo ,ainda este ano, com Atividades Ambulatoriais e Day Hospital.Tudo dentro dos limites das minhas posses materiais, mas bem aquém dos meus sonhos. oldecir marques -Anestesiologista.

2 comentários:

  1. PARABENS, DR. OLDECIR.

    SUA VIDA É UM TESTEMUNHO VIVO DO QUE É REALMENTE SALUTAR.mAIS UM MOTIVO PARA A ATIVAÇÃO URGENTE DO HOSPITAL STA. LUCIA MAIS UM TESTEMUNHO DE QUE "CONCEBER O BEM NÃO BASTA, É PRECISO FAZE-LO FRUTIFICAR"

    ADIANTE. JUNTOS PELA PAZ!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, você é único e como tal faz a sua parte. Que tal se mudássemo um pouco a fachada do Sta. Lucia? Você concorda que a aparencia é fundamental? Vamos colocar um verde, palmeiras
    gigantes,e a maternidade é pra ontem.
    Urgencia dr. o povo não pode mais esperar....
    Busque parcerias, faça convênios, abra o espaço para tantos médicos desempregados e competentes como você.
    Primeiro a gente cuida do jardim e em seguida as borboletas chegam.
    "Vem vamos embora que esperar não é saber.
    quem sabe faz a hora não espera acontescer".....

    ResponderExcluir