"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

FUNCIONA,SIM, MAS DE FORMA TÍMIDA ! PRECISA JUSTIFICAR O MEGA- INVESTIMENTO.

Vereador rebate críticas sobre o Hospital da Criança

O vereador Angelo Almeida (PT), esta semana em pronunciamento na tribuna da Casa da Cidadania, rebateu as recentes críticas sobre o Hospital Estadual da Criança (HEC). Ele apresentou um balanço dos serviços prestados pela unidade hospitalar desde o início da sua implantação em Feira de Santana, em agosto de 2010, até o final de junho deste ano.

O petista disse que, em média, o Hospital Estadual da Criança realiza 100 atendimentos diários. Segundo ele, foram 109.147 atendimentos, sendo 1.023 cirurgias, 78.186 exames diagnósticos e 2.641 internamentos. Angelo também informou que o HEC realizou 2.600 consultas e 27.462 crianças foram atendidas no setor de urgência e emergência.

Ele destacou também que a instituição conta com 145 leitos ativos, sendo 108 leitos normais e 37 semi UTI. Salientou ainda que o HEC dispõe de 811 pessoas no quadro de funcionários, sendo 541 colaboradores diretos, 116 médicos, 95 enfermeiros e 59 profissionais na equipe multidisciplinar.

Logo depois de apresentar os números, Angelo Almeida declarou: “eu penso que quem anda falando que o HEC é para turista deveria ter um pouco de sensibilidade política e humana e pegar uma pesquisa como esta aqui e colocá-la na cabeceira da cama, para quando acordar todos os dias ler o conteúdo e se envergonhar das críticas”.

De acordo com o edil, o HEC é uma hospital que enfrenta dificuldades como qualquer outra instituição pública de saúde do Brasil. Para Angelo, a população de Feira de Santana está satisfeita e se orgulha em ter uma unidade hospitalar de âmbito estadual.

Na oportunidade, Angelo ressaltou que há uma dificuldade no mundo inteiro em formar médicos com especialização na área de pediatria, principalmente em Feira de Santana. Conforme o petista, sensível aos problemas do município, o secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, recentemente fez uma visita a cidade com intenção de estabelecer políticas públicas de incentivo à formação de pediatras.

“O governo vai financiar novas vagas em residências, dando recursos aos estudantes recém formados para que eles sejam estimulados a seguir a área de pediatria. Feira de Santana vai ser beneficiada porque tem uma Universidade Estadual de Medicina que vai formar médicos, onde eles terão na residência do Hospital da Criança a oportunidade de se capacitar e obter conhecimentos práticos”, assegurou, salientando que atualmente a saúde promovida pela administração estadual é muito superior ao do governo passado.

ASCOM/PONDÉ/SAÚDE...

COMENTÁRIO

O HOSPITAL INÁCIA PINTO, EM CRISE E MAL GERENCIADO, FAZ, EM MÉDIA, 25 INTERNAÇÕES/DIA E CERCA DE 10 CESAREANAS /DIA. ATENDE, ENTRETANTO, CERCA DE 80 PACIENTES/DIA. O HOSPITAL INÁCIA SUPERARIA FOLGADAMENTE O SEU PRIMO, O HEC, HOSPITAL PEDIÁTRICO QUE TRABALHA EM FAIXA EXCLUSIVA SE O AMBULATÓRIO DO INÁCIA ESTIVESSE FUNCIONANDO COMO O FIZEMOS NO GOVERNO JOSÉ RONALDO. É PRECISO LEMBRAR QUE OS COLBERTISTAS ANUNCIARAM , EM 1992, INVESTIMENTOS EQUIVALENTES, HOJE, A DOIS MILHÕES(R$2 MILHÕES) NA CONSTRUÇÃO DO HIPS E O HEC CUSTOU R$62 MILHÕES E ESTÁ SENDO IMPLANTADO A UM CUSTO/ANO DE R40-50MILHÓES.QUANTO AOS CUSTOS DE CONSTRUÇÃO LEMBRAR QUE O INÁCIA É HORIZONTAL MAS TEM CERCA DE 9.000 M2. O HEC É VERTICAL, AGIGANTADO, DE DIFÍCIL GERENCIAMENTO E DE DIFÍCIL OCUPAÇÃO. O GOVERNO WAGNER OPTOU POR MODELOS VERTICAIS COMUNS NO BRASIL DO MILAGRE ECONÔMICO. DESTE MODO É MUITO BAIXA, EM TERMOS RELATIVOS, A PRODUTIVIDADE DESTE BELO NOSOCÔMIO. CONHECIDO POR NOTÓRIOS OPOSICIONISTAS COMO O BELO ANTÔNIO. CREIO QUE DEVA SER SUBDIVIDIDO EM HOSPITAIS DE ESPECIALIDADES INTEGRADAS, COM CREDENCIAMENTOS PÚBLICOS CAPAZES DE AUTOSUSTENTÁ-LOS. POR EXEMPLO: 1-PEDIATRIA E NEONATOLOGIA+EMERGÊNCIAS PEDIÁTRICAS; 2-CARDIOLOGIA PEDIÁTRICA E CIRURGIA CARDÍACA; 3- ONCOLOGIA PEDIÁTRICA; 4-OFTALMOLOGIA PEDIÁTRICA.... OCUPANDO PAVIMENTOS ESPECÍFICOS COM COORDENAÇÃO PRÓPRIA E CREDENCIAMENTOS INDEPENDENTES, COM PARCERIAS PRIVADAS .NÃO É POSSÍVEL PERMITIR INGERÊNCIA IRRESTRITA DA POLITICAGEM SOB PENA DE CONDENARMOS ESTES SUNTUOSOS JARDINS SUSPENSOS À MAIS ABSOLUTA INEFICIÊNCIA. A ADMISSÃO DE FUNCIONÁRIOS DEVE TER COMO BASE O MÉRITO, DO MAIS SIMPLES AGENTE DE HIGIENIZAÇÃO AO MAIS TALENTOSO E COMPETENTE MÉDICO. EM SUMA, SE SOUBERMOS IMPLANTAR NO HEC CRITÉRIOS DA REDE PRIVADA A SERVIÇO DOS INTERESSES DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, TEREMOS UM BOM E ÚTIL NOSOCÔMIO. CASO CONTRÁRIO, SERVIRÁ PARA ALIMENTAR OS DISCURSOS INFLAMADOS DOS OPOSITORES. É FUNDAMENTAL, PARA QUALQUER PARTIDO NO PODER,DEMONSTRAR COMPETÊNCIA NA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA , SOB PENA DE SER DERROTADO PELOS INSTRUMENTOS DA DEMOCRACIA.

PRAZO ÀS POTESTADES CELESTIAIS QUE ILUMINE PADILHA, UM SANITARISTA COMPETENTE E BEM INTENCIONADO.

OLDECIR MARQUES

Nenhum comentário:

Postar um comentário