"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sábado, 20 de agosto de 2011

TIJOLOS ECOLÓGICOS


Um projeto de lei que dispõe sobre o incentivo ao uso de tijolos tecnológicos em obras públicas e privadas no estado da Bahia foi apresentado pela deputada estadual Graça Pessoa (PR) à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (AL) esta semana. A ideia visa contribuir para a sustentabilidade do planeta, reduzindo o aquecimento global e os desmatamentos.

De acordo com o projeto, considera-se “tijolo ecológico” o que possui, em seu processo de fabricação, a mistura de pó de pedra, cimento e cal, e que, prensado a 12 (doze) mil quilos (kgf), necessita apenas de água para endurecer, dispensando a utilização de forno para aquecimento. Dentre outras características, é auto-encaixável, com dois furos no meio, o que suprime a necessidade de quebrar a parede para fazer instalação elétrica e hidráulica.

“Esta lei tem o propósito de incentivar e desenvolver no estado ações capazes de contribuir para a sustentabilidade do planeta. Os chamados “tijolos ecológicos” são confeccionados a partir da mistura de pó de pedra, que pode ser conseguido com o reaproveitamento de entulhos de obras, e são curados com água e sombra, diferente dos tijolos convencionais que dependem da queima de lenha em fornos, que contribuem com o aquecimento global e com desmatamentos”, explica a parlamentar.

O projeto determina ainda que o Poder Executivo desenvolverá campanha de incentivo ao uso de tijolos ecológicos e reaproveitamento de entulhos, oriundos de demolições e construções. Além disso, a proporção do uso deve ser definida no processo de licitação, como condicionante para as empresas que participem do certame e em caso de empate, será critério de decisão a inclusão de maior quantidade de tijolos ecológicos na execução das obras.

Além da contribuição com o meio ambiente, o uso dos tijolos ecológicos reduz o custo final das obras e do tempo da construção. Há também uma redução substancial no desperdício de material, especialmente concreto e massa, uma vez que o uso dos tijolos ecológicos reduz bastante o uso desses materiais no seu assentamento, tornando assim as obras mais limpas e sem entulhos.

FONTE:ASSESSORES DA PARLAMENTAR


ACATO A PROPOSTA DA DEPUTADA FEIRENSE E PUBLICIZO-A. PARECE-ME UMA INICIATIVA LOUVÁVEL. SOBRA-ME TEMPO E PENSO EM DEBRUÇAR-ME SOBRE ESTE TEMA.NÃO É TÃO RUIM ESTAR DESEMPREGADO.O BLOG SAÚDE E CIDADANIA PERMANECE UM ESPAÇO DEMOCRÁTICO,ATÉ MESMO PARA PROMOÇÃO DOS ADVERSÁRIOS, DESDE QUE TENHAM BOAS IDÉIAS.
OLDECIR MARQUES

Nenhum comentário:

Postar um comentário