"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

DR. ÁLVARO CRUZ RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO FEIRENSE

A Câmara de Vereadores de Feira de Santana realizou sessão solene na noite da quinta-feira (18), para conceder o título de cidadania feirense ao médico pneumologista Álvaro Augusto Souza da Cruz Filho. Os trabalhos foram dirigidos pelo vereador Antônio Francisco Neto – Ribeiro (DEM), presidente da Casa da Cidadania. O projeto para concessão da láurea foi apresentado pelo vereador Angelo Almeida (PT), que atendeu a uma solicitação do vereador licenciado e atual secretário municipal de Saúde, Getulio Barbosa.

Segundo Angelo, responsável pela saudação aos presentes, o homenageado foi uma dos precursores na criação e implantação do programa de Asma e Rinite Alérgica (conhecido como ProAR), em diversas cidades baianas, incluindo Feira de Santana, ação responsável pelo atendimento a mais de sete mil feirenses. Para enaltecer o papel exercido pelo médico, o vereador fez referência às declarações da pneumologista Heli Vieira Brandão, uma das idealizadoras do programa que considera a disponibilidade e auxilio do Dr. Álvaro como essencial para garantir os ótimos resultados obtidos na assistência a pessoa com doenças respiratórias.

Em seu discurso, Dr. Álvaro fez questão de enfatizar o sentimento de satisfação por estar sendo homenageado pela Câmara Municipal de Feira de Santana. “É com imensa alegria que participo deste momento ao lado de tantos líderes destacados na área de saúde e da política, aos quais muito admiro, colegas, amigos e pacientes queridos”, afirmou. O homenageado parabenizou os responsáveis pelo ProAR em Feira, os médicos Ivan Silva Júnior e Heli Brandão e imputou o recebimento do título ao sucesso deste programa. “São dois ex-alunos de quem muito me orgulho e que lideram um núcleo muito atuante nesta cidade. Estou aqui representando o ProAR”, salientou.

O médico aproveitou a oportunidade para pontuar a necessidade de que os governos voltem à atenção para o combate a asma e criticou a falta de prioridade do Ministério da Saúde no que diz respeito ao tratamento das patologias respiratórias. ”Essa doença crônica é mais comum na infância e entre os adultos jovens e provoca muito sofrimento. É hoje uma das principais causas de internamentos e atendimentos de emergência pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e mata quase 3.000 brasileiros a cada ano. Essas mortes poderiam ser prevenidas se todos tivessem acesso a tratamento adequado”, alertou.

O homenageado fez um resgate das ações de combate a asma promovidos no Brasil e em seguida, pontuou que ele tem dedicado toda sua trajetória profissional a esta luta, até por conta de experiências vividas no seio da própria família dele. “Desde muito cedo testemunhei em casa o sofrimento provocado por esta terrível doença. Portanto, não tive nenhuma dificuldade em escolher a minha especialidade, queria me dedicar ao controle da asma”, explicou.

Graduado pela Faculdade de Medicina da Bahia, da Universidade Federal da Bahia, em 1979, o homenageado concluiu mestrado e doutorado na própria Ufba e pós-doutorado na Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, em 1990. Natural de Salvador, Álvaro Augusto Souza da Cruz Filho é membro do Grupo de Planejamento da Aliança Global contra Doenças Respiratórias Crônicas, da Organização Mundial de Saúde, dos conselhos diretores da Inciativa Global contra a Asma e da Iniciativa Allergic Rhinitis and its Impact on Asthma. Em 2009, ele recebeu um prêmio especial da Organização Mundial de Alergia.
ASCOM/PONDÉ

Nenhum comentário:

Postar um comentário