"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Descoberta estrutura que permite aos vírus invadir e se fundir ao hospedeiro

Uma equipe mostrou a estrutura em um ambiente ácido, enquanto outra a apresentou num ambiente neutro


Foto: Lonh Li / Universidade de Purdue
Diagrama mostrando como o vírus adere ao hospedeiro
Diagrama mostrando como o vírus adere ao hospedeiro

Os pesquisadores aprenderam a organização em escala atômica das proteínas em uma estrutura que permite a um vírus invadir e se fundir com células do hospedeiro, mostrando precisamente como a estrutura se transforma com a mudança de acidez para iniciar a infecção.

Uma equipe da Universidade de Purdue mostrou a estrutura da proteína em um ambiente ácido e uma outra equipe do Instituto Pasteur mostrou a mesma estrutura em um ambiente neutro. Quando combinados, os dois estudos ilustraram o que acontece com a estrutura quando um vírus entra e, em seguida, prepara-se para fundir com uma célula hospedeira, etapas que levam à infecção.

"Estes resultados representam um marco", afirmou Michael Rossmann, professor de Ciências Biológicas em Purdue, que trabalha com Long Li, pesquisador de pós-doutorado em seu laboratório, e José Joyce, pesquisador de Richard Kuhn, professor e chefe do Departamento de Purdue de ciências biológicas.

A pesquisa é voltada para aprendizagem de como os vírus infectam os seres humanos e outros hospedeiros. O conhecimento pode levar a melhores vacinas e drogas antivirais, disse Rossmann.

Os resultados do estudo de Purdue e do Instituto Pasteur estão detalhados na revista "Nature".

Os pesquisadores estudaram os alphaviruses, uma família de vírus que inclui encefalomielite equina do leste, e os vírus chikungunya, que são transmitidos por mosquitos e carrapatos. O trabalho se concentrou em duas "proteínas do envelope", que compõem 80 estruturas da carcaça externa do vírus.

"Os pontos têm toda a maquinaria para infectar uma célula", disse Rossmann.

Os cientistas utilizaram tecnologias avançadas, incluindo microscopia cryoelectron e cristalografia de raios-X, para descobrir detalhes importantes sobre a estrutura do vírus.

Fonte: Isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário