domingo, 31 de outubro de 2010
DILMA ROUSSEF VENCE EM FEIRA DE SANTANA

UM DIA INESQUECÍVEL
.jpg)
Brasil tem a 1ª mulher presidente: Dilma Rousseff O Brasil elegeu hoje, 31 de outubro de 2010, a primeira mulher presidente da República. Com 92% das urnas apuradas, Dilma Rousseff é considerada vitoriosa com 55,3% dos votos válidos. Seu adversário do PSDB, José Serra, tem, até o momento, 44,6%.
Os brasileiros foram às urnas no domingo que antecede o feriado de 2 de Novembro com a convicção de que o projeto iniciado pelo governo Lula em 2003 será aprofundado e aprimorado por Dilma. Ainda hoje, a presidente eleita deve fazer um pronunciamento no hotel em Brasília onde acompanha a apuração dos votos com seus aliados.
O compromisso é fazer um governo de união. “Se eu for eleita, amanhã se inicia uma nova etapa na democracia brasileira. Tenho o compromisso democrático de governar para todos os brasileiros com a coligação que me trouxe até aqui", disse na última entrevista concedida como candidata, antes de votar, em Porto Alegre.
Pré-sal, uma história de brasileiros
Canabinóides pode ser terapia alternativa para dor em doença falciforme
Atualmente, o único tratamento aprovado para tratamento da dor crônica e aguda em pacientes com anemia falciforme são opióides
Uma equipe de pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, descobriu que canabinóides oferecem uma nova abordagem para aliviar a dor crônica e aguda causada pela doença falciforme (DF).
Usando um modelo de rato, kalpna Gupta e colegas da Universidade de Minnesota estudaram os mecanismos da dor, observando os animais que apresentaram tanto a dor músculo-esqueléticas, quanto sensibilidade à temperatura, sintomas semelhantes aos sentidos por seres humanos com anemia falciforme.
A equipe comparou duas classificações de drogas com habilidade para controlar a dor sentida pelos animais: os opiáceos (tradicionalmente prescritos) e os canabinóides, um composto sintético à base de derivados da maconha (nova abordagem terapêutica). Atualmente, o único tratamento aprovado para tratamento da dor severa no DF são opióides.
Usando microscopia confocal, um tipo preciso de varredura a laser que permitiu aos pesquisadores observar as vias nervosas dos animais, Gupta e equipe foram capazes de estudar as mudanças estruturais nas vias neuronais que são ativadas quando o animal está sentindo dor.
Ao comparar os efeitos que cada classificação de droga tinha no nível de dor do animal, os pesquisadores descobriram que os canabinóides também diminuíram a quantidade de dor que os animais sentiram.
No entanto, foram utilizadas doses muito menores de canabinódes para atingir o mesmo nível de alívio da dor. Além disso, como a equipe injetou o canabinóide diretamente no corpo em doses muito baixas, os efeitos colaterais indesejáveis que resultam das altas doses da droga no cérebro foram minimizadas.
"Este estudo fornece a prova de que podemos utilizar outras classificações de medicamentos para tratar a dor em pacientes com doença falciforme", disse Gupta. "Os canabinóides oferecem uma grande promessa no tratamento da dor crônica e aguda, e são eficazes em quantidades muito menores do que os opióides, o único tratamento aprovado atualmente para essa doença".
A doença falciforme é uma desordem genética do sangue que afeta os glóbulos vermelhos no corpo, transformando-o em foice ou meia-lua. A forma crescente das células faz com que seja difícil para eles passar por pequenos vasos sanguíneos do corpo, formando blocos que diminuem o fluxo de sangue.
A diminuição do fluxo sanguíneo, muitas vezes, causa uma variedade de outras complicações de saúde graves, incluindo acidente vascular cerebral e lesões em órgãos vitais como pulmões, baço, rins e fígado.
Células-tronco de árvores permitem produção em escala de droga contra o câncer
Pesquisadores isolaram e cultivaram células de Teixo, cuja casca é uma fonte natural do composto anticancerígeno paclitaxel
Pesquisadores da Universidade de Edinburg, no Reino Unido, descobriram que um medicamento popular contra o câncer pode ser produzido de forma barata e sustentável utilizando células-tronco derivadas de árvores.
Os pesquisadores isolaram e cultivaram células-tronco de um Teixo, árvore cuja casca é uma fonte natural do composto anticancerígeno paclitaxel. O desenvolvimento pode permitir que o composto seja produzido em escala comercial a baixo custo, sem subprodutos prejudiciais.
Os cientistas e engenheiros responsáveis pelo desenvolvimento dizem que o tratamento medicamentoso - atualmente utilizado no tratamento do câncer de pulmão, ovário, mama, cabeça e pescoço, pode se tornar mais barato e mais amplamente disponível.
Atualmente, um extrato da casca de árvore de Teixo é usada para fabricar industrialmente o composto paclitaxel. No entanto, este processo é caro, requer o fornecimento de árvores maduras, e cria subprodutos prejudiciais ao meio ambiente.
Os pesquisadores afirmam que o uso de células-tronco teria o efeito de criar uma oferta abundante do medicamento. O processo custaria muito menos do que os métodos convencionais.
Os cientistas também cultivaram células-tronco de outras plantas com aplicações médicas. Isso indica que a técnica poderia ser utilizada para fabricar outros produtos farmacêuticos importantes além de paclitaxel.
"As plantas são uma rica fonte de medicamentos. Nossos resultados podem oferecer uma forma de baixo custo, limpa e segura para aproveitar o poder de cura das plantas, que pode ajudar a tratar câncer e outras condições ", disse o pesquisador Gary Loake.
DATA TEMPO/CP2 APONTA VITÓRIA DE DILMA EM MINAS GERAIS
Mais uma pesquisa em Minas mostra que só dá Dilma
Além da pesquisa publicada no jornal “O Estado de Minas”, outra publicada no concorrente “O Tempo” também dá vitória de Dilma no estado por larga margem.
A pesquisa DataTempo/CP2 realizada em todo o Estado mostra:
Dilma Rousseff: 52,53% (subiu: tinha 51,22% na pesquisa anterior do dia 20)
José Serra: 35,81% (caiu: tinha 38,37%)
Não sabem ou não respondem: 5,40%
Nulos: 4,14%
Em Branco: 1,54%
Em ninguém: 0,58%
Foram realizadas 2.062 entrevistas em Minas Gerais, de 26 a 28 de outubro. A margem de erro é de 2,16 pontos percentuais.
sábado, 30 de outubro de 2010
ESTADO LAICO E RELIGIÃO/LINKS DENIS
O frade dominicano Frei Betto e o ex-franciscano Leonardo Boff criticaram nesta sexta-feira o papa Bento XVI por suas declarações a respeito do aborto, que interpretaram como uma intromissão do líder máximo da Igreja Católica nas eleições presidenciais do próximo domingo
http://g1.globo.com/politica/
SELEÇÃO DENIS(30/10/2010)
Dilma e Serra se ignoram em noite de muitas promessas e nenhum debate na TV
Segundo estimativa da Polícia Militar de Pernambuco, mais de 100 mil pessoas acompanharam a passagem do petista pela cidade. Durante o trajeto os militantes gritaram: "Lula guerreiro do povo brasileiro", uma referência a um coro feito para o ex-governador Miguel Arraes - avô do governador reeleito, Eduardo Campos - quando ele voltou do exílio
Claro a serviço da candidatura de Serra