"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sábado, 19 de setembro de 2009

MORTALIDADE INFANTIL E POBREZA II


MAPEAMENTO DAS DESIGUALDADES
Dos 5o países mais pobres do mundo, classificados de acôrdo com o IDH, 33 estão na África subsaariana. A desnutrição, a pobreza, o analfabetismo, a situação sanitária desastrosa , tornamo continente a primeira vítima das desigualdades no mundo. Se de 1960 a 1980, os países da África registraram progressos sensíveis em matéria de desenvolvimento econômico e social, êstes avanços desaceleraram em razão dos ajustes desastrosos feitos por Instituições Financeiras Internacionais.(Rekacewicz maio de 2000).
Apesar de muitos avanços no campo social e econômico , a pobreza é o principal problema que afeta a humanidade. Mais de 1,2 bilhão de pessoas vivem em extrema pobreza. Lembremos, também,que 1-morrem a cada ano mais de 12 milhões de crianças menores de cinco anos(40.000/dia);2-que a expectativa de vida é inferior em dez anos nos países em desenvolvimento e em 20 anos se comparada à África subsaariana;3-que 800 milhões de pessoas nos países em desenvolvimento não tem acesso aos serviços de saúde e 1,3 bilhão não tem acessoa a água potável;4-que há um médico para 36.000/hab na África subsaariana enquanto esta proporção é de 1:400 nos países industrializados; 5- que existem 900 milhões de analfabetos no mundo , 75% dos qais são mulheres.
Fontes PNUD-Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Banco Mundial. oldecir marques. Clique na imagem para ampliá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário