"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A MAQUETTE

MAQUETTE DO FUTURO HOSPITAL ESTADUAL DA CRIANÇA.
ENCONTRA-SE EM EXPOSIÇÃO NO SHOPPING BOULEVARD FEIRA DE SANTANA.

Está na Internet: "o governo do Estado deveria fazer maquete do Hospital Estadual da Criança e colocá-la em exposição no Boulevard Shopping"-oldecir marques Brasileirinho 19/06/2009.
Após um longo e extenuante plantão de 36 horas no qual percebo remuneração superior àquela habitualmente paga nos plantões dos hospitais públicos ligados ao Estado, eis que tomado de um misto de surpresa e alegria, deparo-me com a maquete ( maquette é um galicismo que significa , segundo o Aurélio, esboço de uma estátua,ou de outra obra de escultura, moldado em barro ou em cera; miniatura de projeto arquitetônico ou de engenharia a exemplo da maquete do Hospital Estadual da Criança, em exposição desde hoje, 03 /09/2009, nas amplas áreas de circulação do Boulevard Shopping -Feira de Santana, pelas quais passam e passeiam milhares de habitantes da Região Metropolitana de Feira de Santana em busca de lazer, bens de consumo e da agradável convivência nas modernas estruturas deste aparelho comunitário.
Trata-se de um magnífico Projeto: majestático com os seus doze pavimentos distribuidos em dois amplos blocos, o edifício impressiona por suas dimensões. Área de construção com 12.000 m2, amplos estacionamentos, investimentos da ordem de $38.000.000(trinta e oito milhões de reais) em obras de engenharia e investimentos em equipamentos aproximando-se dos $14.000.000(quatorze milhões de reais). Constitui-se, sem dúvida em um investimento portentoso e digno da importância do município de Feira de Santana,principal núcleo urbano/rural da futura e promissora Região Metropolitana de igual nome, pensada e sonhada por seu filho querido Colbert. Para mim, simples e anônimo mortal, como assim sou definido pelo site Brasileirinho, expressão absoluta da verdade que não me incomoda, esta maquette tem uma signifcação muito especial: além de trazer embutido o meu emprego e a minha aposentadoria como anestesiologista, afinal como humano normal eu tambem acalento as minhas pequenas misérias, este modêlo niemeyeriano traz em si o embrião de uma nova geração de políticos, os que prestam contas e que ouvem os concidadãos, e uma nova postura gerencial calcada nas liberdades e nos direitos individuais. Espero que este Hospital, converta-se em um núcleo de formação, assistência e equacionamento dos problemas regionais de saúde e pediatria e neonatologia. Gerador de uma enorme quantidade de empregos ,não pode converter-se em cabide de "boquinhas" para políticos clientelistas e assistencialistas, mas sim tornar-se modelo de um governo que valoriza o concurso público, governo que não discrimina, governo que lança as sementes de uma sociedade melhor e mais justa.
Vibrei com a maquette. Lembrei-me do meu esquecido título de eleitor.Achei-o sarneizado e acabrunhado no fundo de uma maleta de anestesia. Já o encerei e está reluzente, orgulhoso , de novo de ser o instrumento, o tijolo de construção das autênticas democracias. OLDECIR MARQUES -60 ANOS - ANESTESIOLOGISTA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário