"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sábado, 7 de abril de 2012

" OS PROBLEMAS CAUSADOS PELAS SECAS NO NORDESTE SÃO SECULARES"


Graça Pimenta sugere ações de combate à seca na Bahia


Estiagem é mais severa no Polígono das Secas

Cerca de 150 cidades baianas decretaram situação de emergência por conta da falta de chuvas. Sensibilizada pelo problema, a deputada estadual Graça Pimenta (PR) sugeriu ações contra a seca durante pronunciamento realizado na Assembleia Legislativa (AL) nesta segunda-feira (2).

“Os problemas causados pela falta de chuvas no Nordeste são seculares. É fundamental a implantação de um sistema de desenvolvimento sustentável, especialmente nos municípios baianos, sempre afetados pelas estiagens prolongadas. Num projeto mais ambicioso, é necessário o incentivo público à agricultura adaptada ao clima e ao solo nordestinos”, afirma a parlamentar.

A seca se concentra na área denominada de Polígono das Secas, que envolve os estados de Alagoas, BahiaCeará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além de trechos do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. O Polígono recebe pouca influência de massas de ar úmidas e frias vindas do Sul, prevalecendo no Nordeste uma massa de ar quente e seca, não gerando chuva.

Segundo dados da Coordenação de Defesa Civil da Bahia (Cordec), a estiagem está afetando dois milhões de pessoas. “Felizmente, o Ministério da Integração Nacional vai liberar R$ 208 milhões para minimizar os efeitos da seca na Bahia, e há perspectiva de se construírem pequenas barragens, cisternas, poços, artesianos e redes de distribuição de água. É lamentável que tais medidas sejam adotadas apenas quando há tragédias”, conclui Graça Pimenta.
FONTE:ASSESSORES DA PARLAMENTAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário