As eleições estaduais serão fortemente influenciadas pelas eleições municipais e pela natureza das coligações que sejam montadas nos dias atuais.Irecê deu a partida e o jovem deputado Luizinho Sobral ,pré-candidato a Prefeito,parece consolidar uma forte aliança com 14 Partidos ,dentre eles o PMDB controlado,na Bahia, pelo ex-ministro lulista Geddel Vieira Lima. Êste é o desenho. Cabe torná-lo destino de todos os oposicionistas se desejarem vencer a azeitada e poderosa máquina petista que ocupa,hoje, Ondina e Brasília.
Com espantosos índices de popularidade que alcançaram 64% de bom e ótimo, segundo avaliação do Instituto Datafôlha,os ocupantes do Alvorada parecem inalcançáveis, considerando-se que o ex-Presidente Lula, preferido do Povo Brasileiro para 2014,segundo o mesmo Instituto,se candidato for,garantirá à coalisão petista que governa o País,grandes probabilidades de permanecer no Poder Central.
Quanto à Bahia e Ondina, uma decisiva e bem estruturada aliança em torno do PMDB geddelista criará condições objetivas de vitória para 2014.
Nesta equação encaixa-se, à minha avaliação, as decisivas Eleições Feirenses. Uma vitória esmagadora e massacrante dos opositores na Princesa do Sertão, fará ressurgir como Fênix ungida pela vontade popular,potenciais postulantes às confortáveis poltronas do Catete baiano. A peça que falta é o PMDB feirense,que encolheu ao longo dos anos mas não perdeu o apelo de massas com a sua forte história local. Se o PMDB local aliançar-se, num ato político perfeito, com as atuais forças de oposição aos Governos Estadual e Municipal, veremos criada em Feira de Santana condições objetivas de vitória para 2014.
É aguardar o andar da carruagem e quem sabe, numa manobra miraculosa e espetacular do ponto de vista de demonstração de prestígio político,trazer o Vice-Presidente Michel Temer à Feira e fazê-lo discursar no Ato de Lançamento da Pré-candidatura do ex-Prefeito ,desejando-lhe sucesso e sorte nas Eleições Municipais de 2012.
Êste sempre foi o meu pecado original : sonhar com modelos perfeitos e resistir a render-me à atroz realidade.
Temer,o número dois da República ,no palanque das Oposições baianas é sonhar demais. Geddel seria capaz de operar este milagre?
Oldecir Marques
Nenhum comentário:
Postar um comentário