"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quinta-feira, 12 de abril de 2012

UFRB:CAMPUS DE FEIRA SERÁ CENTRO DE ESTUDOS DE ENERGIA E SUSTENTABILIDADE


Projeto pretende fazer da UFRB em Feira de Santana centro de estudos em energia e sustentabilidade

Previsão é que as atividades da UFRB em Feira de Santana sejam iniciadas entre o segundo semestre de 2012 e o início de 2013

Com o objetivo de fazer com que o campus de Feira de Santana seja um centro de estudos em energia e sustentabilidade, o projeto da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) foi apresentado na manhã desta terça-feira (10), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) pela comissão que discute o projeto. Autoridades municipais, estaduais e federais participaram da apresentação feita por Sílvio Soglia, vice-reitor da UFRB, e pelo professor Erico Gonçalves.

Presente no evento, compondo a mesa de abertura, o deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa, Zé Neto (PT),  Zé Neto - que apoiou desde o início a inda do novo campus para Feira - lembrou das ações do Governo Federal para o ensino público nos níveis técnico e universitário e de sua importância para os estudantes de baixa renda. “Mais do que dobramos o número de universidades públicas no governo Lula. As escolas técnicas são uma realidade expressiva em todo o país. A UFRB é a universidade que tem mais estudantes de baixa renda e é uma das melhores do nordeste”, salientou. 

Sílvio Soglia, vice-reitor da UFRB, chamou a atenção para o potencial que Feira tem para ser centro de estudos em energia. “A URFB em Feira de Santana pretende ser um centro de tecnologia em energia e sustentabilidade justificada pelos Polos Petroquímico, Naval, automotivo, pelas hidroelétricas e exploração de petróleo e refinaria”, frisou.

O professor Erico Gonçalves, membro da comissão que discute o projeto do campus de Feira de Santana, justificou a necessidade de um centro de energia e sustentabilidade. “Estamos numa dinâmica global onde o controle pela produção de energia é fundamental. O desenvolvimento de energias limpas, renováveis e a racionalização do consumo de energia são questões do debate mundial. A ideia é que tenhamos cursos de graduação e pós-graduação que dialoguem com essas temáticas principalmente nas questões de planejamento e de consumo”, disse.
De acordo com Gonçalves, a área ideal para as instalações da UFRB na cidade é de 100 hectares com estrutura física para abrigar aproximadamente 2.300 alunos, 130 professores e 80 técnicos administrativos. Além do Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Química, Engenharia de Petróleo e Gás, o projeto inicial do campus de Feira prevê mestrados em Planejamento e Gestão de Energia e Energia e Sustentabilidade.
A previsão é que as atividades da UFRB em Feira de Santana sejam iniciadas entre o segundo semestre de 2012 e o início de 2013.

Apoiada pelo Mandato do deputado Zé Neto, em dezembro do ano passado, a UFRB realizou audiência pública para discutir a criação do campus em Feira (clique aqui para conferir).

Compuseram a mesa de abertura do evento – Zé Neto (Deputado Estadual e Líder do Governo na Assembleia Legislativa), Tarcízio Pimenta (Prefeito de Feira de Santana), Fernando Torres (Deputado Federal),  Sílvio Soglia (vice-reitor da UFRB), José Carlos Barreto (Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana), Carlos Cortez Rodrigues (Superintendente em Infraestrutura da UFRB), José Raimundo de Azevedo (Secretário de Educação de Feira de Santana), Suzana Pimentel (UFRB), Cleber Peixoto (UFRB) e Lorena Santana (UFRB). 


Confira a apresentação feita pelo professor Erico Gonçalves clicando aqui.


FONTE: FERNANDA ANDRADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário