"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sábado, 7 de abril de 2012

COMISSÃO DE SAÚDE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA RECEBE DENÚNCIAS CONTRA CLÍNICAS DE HEMODIÁLISE


Comissão de Saúde recebe denúncias contra clínica na Assembléia Legislativa

Graça Pimenta afirma que clínica deve ser responsável pelo paciente

Pacientes que fazem hemodiálise pelo SUS nas clínicas conveniadas com a prefeitura de Salvador fizeram denúncias à Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL) nesta terça-feira (3). Telma Novais leu uma carta da clínica onde ela recebe tratamento informando que o serviço seria interrompido a partir do próximo dia 15 devido à falta de pagamento da gestão municipal. Na carta, a direção da clínica indica que os pacientes pressionem a administração pública a pagar pelo serviço.

A presidente da Associação dos Pacientes Transplantados da Bahia (ATX-Ba), Márcia Chaves, afirmou que a clínica não tem o direito de utilizar o paciente para pressionar o poder público e nem de interromper o tratamento. Chaves denunciou ainda que “as clínicas não estão inscrevendo os pacientes na fila para aguardar pelo transplante, assim os pacientes ficam sem ter acesso a um futuro transplante. Estar inscrito na fila é um direito garantido por lei. Sem tratamento e sem transplante o cidadão vai morrer”.

Segundo a vice-presidente do colegiado, deputada Graça Pimenta (PR), a unidade de saúde deve ter responsabilidades com o cidadão. “Independente de a prefeitura estar repassando ou não o recurso, a clínica tem responsabilidades sobre os pacientes. O tratamento não pode ser suspenso e o paciente tem o direito de estar inscrito na fila de transplante”, declara.

A Comissão de Saúde acatou as denúncias e vai buscar a solução do problema. O colegiado vai encaminhar as denúncias para a secretaria municipal de Saúde, Tatiana Paraíso, e para o Ministério Público (MP).
FONTE:ASSESSORES DA PARLAMENTAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário