"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

domingo, 3 de janeiro de 2010

TRAGÉDIAS ANUNCIADAS


  • Época - 28/11/2008 - “Estamos armando uma bomba-relógio” - Entrevista com Moacyr Duarte, geógrafo e pesquisador da Coppe (Coordenação dos Cursos de Pós-graduação em Engenharia) da Universidade Federal do Rio de Janeiro) - Especialista em riscos diz que sem controlar a ocupação do solo o país viverá a ameaça de novas catástrofes. Duarte afirma que, mesmo livre de lixo, todo sistema de drenagem alaga quando chove demais, porque não existem galerias de escoamento com capacidade ilimitada. Para evitar tragédias como a de Santa Catarina, diz ele, o Brasil precisa planejar a ocupação das regiões (Uma sugestão: seria prudente que o governador Serra o ouvisse antes que tragédia ainda mais grave aconteça em S. Paulo e lesse a excelente matéria da jornalista Conceição Lemes sobre a falta de limpeza do leito do rio Tietê. A negligência de sua gestão no desassoreamento do rio ao mesmo tempo em que amplia as suas pistas, impermeabilizando de vez o que restava de solo local e promovendo um rebaixamento acentuado das pistas proximas às pontes mais antigas em razão destas terem vãos menores. Consequências imediatas serão inundações mais constantes no entorno dessas pontes e, por tabela, travamento das alças de acesso às marginais e aos bairros que elas interligam, além de provocar também inundações em outras regiões por onde o rio passa, como acontece no Jardim Romano)

  • Viomundo- 28/12/2009 - Conceição Lemes: Falta de limpeza do Tietê compromete obra bilionária que prometia acabar com enchentes - O desassoreamento anual de 380 mil ou 400 mil metros cúbicos de resíduos (lixo, dejetos, erosão, material de terraplenagem) da barragem da Penha ao Cebolão tornou-se versão oficial. A informação não foi desmentida pela SSE nem pelo Daee. Os próprios especialistas acabaram acreditando nela. Entre eles, o professor Júlio Cerqueira César Neto, que foi professor de Hidráulica e Saneamento da Escola Politécnica da USP. Mas será que realmente pelo menos os 380 mil ou 400 mil metros cúbicos de resíduos foram removidos em 2006, 2007 e 2008?
    Uma primeira busca nos portais do Daee e da secretaria de Saneamento e Energia, nada a respeito
    Agencia Brasil

    Lula lamenta tragédia e pede que Ministério da Integração fique à disposição do governo do Rio

    Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou hoje (1º) que o Ministério da Integração Nacional fique à disposição do governo do Rio de Janeiro para auxiliar no resgate às vítimas das enchentes que atingiram o litoral sul fluminense na madrugada de hoje. O pedido do presidente foi feito diretamente ao ministro da pasta, Geddel Vieira Lima, por telefone.

    http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2010/01/01/materia.2010-01-01.9734827680/view


    Colaboração Denis/SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário