"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

TAXAB


IPTU rende mais R$ 544 milhões à prefeitura de SP

14/01/2010

A Prefeitura de São Paulo começou a distribuir hoje, 14/01 os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para os moradores da cidade de São Paulo. Cerca de 1,7 milhão de imóveis estarão com impostos mais caros em 2010. O reajuste pode chegar a 30% em residências e 45% em imóveis comerciais.

O projeto inicial do prefeito paulista, Gilberto Kassab (DEM), principal aliado do governador José Serra em São Paulo, era de elevar os valores em até 40% para residências e 60% para imóveis comerciais. Na votação na Câmara Municipal, no início de dezembro, após manifestaçãoes, Kassab foi obrigado a recuar e o que entrou em vigor foi um substitutivo aprovado pelos vereadores governistas, por 39 votos contra 15. Com o aumento do tributo, a Prefeitura pretende arrecadar mais R$ 544 milhões em 2010.

Para justificar um aumento tão acima da inflação (o INPC foi de 4,17%), Kassab alegou se tratar de “justiça tributária”, ou seja, “uma maneira de corrigir distorções do valor venal dos imóveis, face à dinâmica e heterogeneidade do mercado imobiliário e em razão de a última revisão da planta ter sido feita em 2001”. Pela proposta aprovada, a revisão será feita a cada dois anos a partir de agora.Por causa disso, mais de 160 entidades lançaram durante a votação do novo IPTU na Câmara Municipal, um manifesto de repúdio ao projeto. O prefeito foi apelidado de “Taxab”.

Fonte Brasília Confidencial.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário