"TODA SOCIEDADE SE AFERRA A UM MITO E VIVE POR ÊLE. O NOSSO MITO É O DO CRESCIMENTO ECONÔMICO"- Tim Jackson

sábado, 16 de janeiro de 2010

LAVAGEM DO BOMFIM



“Viva o Senhor do Bonfim, Deus vos abençoe e vos guarde, tenham todos uma boa caminhada, um 2010 de paz e tranquilidade! Ônisá urê saú axé!”. Na porta da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, saudações em Português e Yorubá encerraram o ato ecumênico que deu início à procissão da lavagem do Bonfim, na última quinta-feira (14), por volta das nove da manhã.

Juntos, um padre e um Babalorixá falaram para católicos e povo de santo, que lado a lado saíram para os oito quilômetros de caminhada até a Colina Sagrada. Um único ato de penitência, que ao mesmo tempo reverencia Senhor do Bonfim e Oxalá. Uma tradição de 256 anos, que une catolicismo e candomblé e que mais uma vez atraiu milhares de fiéis.

Ao lado do governador Jaques Wagner e da primeira-dama Fátima Mendonça e uma comitiva formada por secretários de Estado, deputados estaduais, federais e autoridades políticas, o deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT/BA) e o vereador feirense Angelo Almeida (PT), além de amigos e lideranças acompanharam todo o cortejo puxado pelo som das bandas de afoxé.

O governador disse que espera que 2010 seja um ano ainda melhor que 2009, quando, apesar da crise, a Bahia conseguiu realizar ações importantes em várias áreas. Sobre a segurança, o governador explicou que este é um problema enfrentado por todos. “O Estado investiu em equipamentos, em viaturas e na elaboração de estratégias como o Ronda nos Bairros e o Território da Paz”, declarou.

Segurança

Para garantir a segurança de quem foi à lavagem do Bonfim, 2,3 mil policiais militares trabalharam na festa. Eles foram divididos em seis postos de comando ao longo do trajeto do cortejo. Ao lado do governador Wagner, o secretário da Segurança Pública, César Nunes, afirmou que o policiamento vai ser reforçado em todas as festas populares e no Carnaval.

Haiti

Durante a procissão da festa do Senhor do Bonfim, Wagner lembrou da tragédia no Haiti e pediu que os baianos orem pelas vítimas da catástrofe. “Este ano nós também vamos pedir pelas vítimas do terremoto do Haiti. O governo federal já enviou ajuda humanitária e nós, ao lado de Senhor do Bonfim, estamos orando pelo povo do Haiti”, destacou.

Depois de percorrer os oito quilômetros, o cortejo chegou à Colina Sagrada, a janela central da igreja foi aberta e a imagem do Senhor do Bonfim exibida aos devotos. Todos cantaram o hino e as baianas derramaram a água de cheiro e a alfazema, lavando o adro, as escadarias e abençoando quem acompanhava a cerimônia.
Assessoria de Imprensa
Deputado Federal
Sérgio Barradas Carneiro (PT/BA)
Participei , ativamente,como sargentão do durvalismo alocado no Fraternidade, na esmagadora e vitoriosa campanha de 1992. Naquela ocasião o atual prefeito faturou a vereança com significativa ajuda de amigos ligados ao Prefeito da época.O carismático senador João Durval, dono indiscutível de uma fatia expressiva da história desta maravilhosa terra de N. S. Santana, ganhou a eleição com uma memorável vantagem superior a 30 mil votos. Elegeu-se Prefeito e honrou seus amigos.Tive a alegria de votar para êle, de novo, e ajudá-lo com a gota d'água do meu voto, a chegar ao Senado. Hoje, passados dezoito longos anos, o deputado Sérgio, reconhecido a nível nacional como cabeça do Congresso, vem demonstrando excepcional desenvoltura como político de massas.Trata-se, sem dúvida, de um feirense que merece ser reconduzido à Câmara Federal. Será reeleito com os votos de milhares de feirenses que o admiram e o respeitam e tornar-se-á potencial candidato a Prefeito em 2012. Que Deus o abençoe! Pé na estrada Sérgio Carneiro! Mire-se no seu amado pai e siga os conselhos de Tancredo: paciência, paciência, paciência.
oldecir marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário