“Viva o Senhor do Bonfim, Deus vos abençoe e vos guarde, tenham todos uma boa caminhada, um 2010 de paz e tranquilidade! Ônisá urê saú axé!”. Na porta da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, saudações em Português e Yorubá encerraram o ato ecumênico que deu início à procissão da lavagem do Bonfim, na última quinta-feira (14), por volta das nove da manhã.
Juntos, um padre e um Babalorixá falaram para católicos e povo de santo, que lado a lado saíram para os oito quilômetros de caminhada até a Colina Sagrada. Um único ato de penitência, que ao mesmo tempo reverencia Senhor do Bonfim e Oxalá. Uma tradição de 256 anos, que une catolicismo e candomblé e que mais uma vez atraiu milhares de fiéis.
Ao lado do governador Jaques Wagner e da primeira-dama Fátima Mendonça e uma comitiva formada por secretários de Estado, deputados estaduais, federais e autoridades políticas, o deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT/BA) e o vereador feirense Angelo Almeida (PT), além de amigos e lideranças acompanharam todo o cortejo puxado pelo som das bandas de afoxé.
O governador disse que espera que 2010 seja um ano ainda melhor que 2009, quando, apesar da crise, a Bahia conseguiu realizar ações importantes em várias áreas. Sobre a segurança, o governador explicou que este é um problema enfrentado por todos. “O Estado investiu em equipamentos, em viaturas e na elaboração de estratégias como o Ronda nos Bairros e o Território da Paz”, declarou.
Segurança
Para garantir a segurança de quem foi à lavagem do Bonfim, 2,3 mil policiais militares trabalharam na festa. Eles foram divididos em seis postos de comando ao longo do trajeto do cortejo. Ao lado do governador Wagner, o secretário da Segurança Pública, César Nunes, afirmou que o policiamento vai ser reforçado em todas as festas populares e no Carnaval.
Haiti
Durante a procissão da festa do Senhor do Bonfim, Wagner lembrou da tragédia no Haiti e pediu que os baianos orem pelas vítimas da catástrofe. “Este ano nós também vamos pedir pelas vítimas do terremoto do Haiti. O governo federal já enviou ajuda humanitária e nós, ao lado de Senhor do Bonfim, estamos orando pelo povo do Haiti”, destacou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário